Mais de 100 camponeses realizam 4° Feira da Reforma Agrária, no Rio

Da Página do MST

A 4° Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Rio de Janeiro, inicia-se nesta segunda-feira (9) e vai até esta terça-feira (10).

A já tradicional feira da cidade carioca conta com uma série de novidades em sua quarta edição (veja programação completa abaixo).

Seu nome, por exemplo, homenageia o militante do MST assassinado em janeiro deste ano, Cícero Guedes. Cícero foi um dos maiores idealizadores da feira, que passa agora incorporar seu nome.

“Este ano vamos cumprir um dos grandes desejos de Cícero, que era aumentar ainda mais a feira. Serão 100 camponeses e camponesas trazendo produtos do estado do Rio e do Brasil”, afirma Andrea Matheus, coordenadora do MST e responsável pela organização do evento.

Os produtos frescos virão das regiões onde o Movimento atua no estado fluminense: Norte, Sul e Baixada Fluminense. No total, os cerca de 30 assentamentos trarão, frutas, legumes e verduras frescas. Maracujá, coco, aipim e jiló são apenas alguns dos frutos da Reforma Agrária que os consumidores poderão encontrar no Largo da Carioca.

Acompanhe a rádio oficial da feira

Os assentados e assentadas trarão também produtos beneficiados, como pimentas, bolos caseiros e geléias. Fitoterápicos e mudas de plantas também estarão à venda.

Outra grande novidade deste ano é a presença dos produtos processados. Cooperativas do MST no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo trarão à cidade arroz agroecológico, suco de uva, açúcar mascavo e melaço.

A Cooperoeste, de Santa Catarina, por exemplo, é especializada em laticínios e oferecerá leite, leite condensado, queijo e doce de leite. Mas o produto mais esperado é o achocolatado Sem Terrinha, sempre um sucesso entre as crianças.

A Coopercontestado, no mesmo estado sulista, trouxe um delicioso queijo colonial e iogurte. As compotas da Coopertel de pepino, cebola, cenoura e beterraba são sucesso garantido. E as sementes de abóbora com chocolate, café e canela prometem ser disputadas na feira deste ano.

Leia mais:
Novas raízes da terra são formadas em saúde do campo
Projeto de Lei pretende autorizar o cultivo de cana na Floresta Amazônica

Além da venda de produtos frutos da luta pela terra, a feira ainda contará com debates e atividades culturais.

Ao longo dos dois dias haverá debates sobre soberania alimentar, transição agroecológica, agroindustrialização e cooperativas. Segundo Cosme Gomes, também coordenador da feira, esse espaço não é somente para venda de alimentos.

“O maior objetivo da Feira da Reforma Agrária é dialogar com a sociedade, mostrar que a Reforma Agrária dá certo, que o MST produz alimentos saudáveis e, principalmente, que são os camponeses que matam a fome do mundo. O agronegócio está aí pra encher a terra de veneno e o bolso da multinacionais de dinheiro.”

Nas tardes e noites acontecem várias atrações culturais, como apresentações de teatro, grupos de samba e danças populares, com os grupos Sambarilha, Tambores de Olokum e Lá e Cá.

O primeiro dia da feira será encerrado com funk carioca da APAFUNK, que vai marcar presença esquentando os tambores em ritmo de carnaval.

Na terça-feira, o encerramento fica a cargo do forró das bandas Caramuela e Terreirada Cearense.

Serviço:

4° Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes

9 e 10 de dezembro, das 7h às 22h no Largo da Carioca – Centro – Rio de Janeiro.

 

Programação:

Horário 09 de DEZEMBRO – SEGUNDA
07:00 Inicio da Feira
10 as 11 ATO de Abertura
11 as 12 DEBATE: Agroecologia e Soberania Alimentar: Um diálogo entre Campo e Cidade
14 as 15 DEBATE: Transição Agroecológica em Assentamentos de Reforma Agrária
15 as 16 TEATRO: Bertold Brecht
16 as 18 Banda SAMBABRILHA
18 as 19 Banda ZANZAR
19 as 21 Banda APAFUNK
Horário 10 de DEZEMBRO – TERÇA
07:00 Inicio da Feira
10 as 11 DEBATE: Agroindustrialização em Assentamentos
14 as 15 DEBATE: Cooperação e Comercialização em Assentamentos: Limites e Perspectivas
16 as 18 Banda CARAMUELA
17: 00 ATO DE ENCERRAMENTO
18 as 19 Banda TAMBORES DE OLOKUM
19 as 21 Banda TERREIRADA + CACAI