Sem Terra conquistam ginásio poliesportivo em Atalaia (AL)

Da página do MST*


As famílias assentadas do município de Atalaia (AL) conquistaram mais uma vitória na luta pela Reforma Agrária: a construção de um ginásio poliesportivo no assentamento Milton Santos.

A parceria foi fechada nesta quarta-feira (18) com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e será usada uma área de 2.501 metros quadrados para a construção. 

O ginásio é uma reivindicação antiga dos assentados, que compreendem que a política de Reforma Agrária não se limite apenas a distribuição de terra, mas também é preciso levar em conta o acesso ao lazer, a cultura, a educação e ao esporte.

“Reforma Agrária sem educação não é Reforma Agrária; e sem incluir a juventude nesse projeto não haverá avanço, vai envelhecer”, disse José Roberto, da coordenação estadual do MST. Para ele, “educação, esporte e lazer no campo são ações indispensáveis e complementares à reforma agrária”.

Já o superintendente do Incra, Lenilda Lima, elogiou a capacidade do Movimento em apresentar projetos e buscar soluções concretas para os problemas dos assentados. “O MST tem essa capacidade reconhecida de idealizar as coisas, apresentar projetos viáveis e fazer com que sejam viabilizados; o Incra tem todo o interesse nesse e em outros projetos semelhantes”, afirmou.

Além da quadra poliesportiva, o projeto prevê vestiários, depósito e uma área coberta para lazer, cuja construção deve ter início no próximo ano.

O complexo Ouricuri-Brasileira reúne 13 assentamentos nas áreas onde antes funcionavam as duas usinas. São 503 famílias assentadas em 4.890 hectares. Os assentamentos de Atalaia são Boa Fé, São Luiz, Brasileiro, Ipê Amarelo, Varese, Ouricuri, São Pedro II, Ouricuri II, Ouricuri III, Boqueirão, Bela Vista e Santa Tereza, Bela Vista I e Margarida Alves II/São Macário.

* Com informações do Incra