MST homenageia Hugo Chávez no carnaval de Olinda


Por Ramiro Olivier
Da Página do MST

Ao término do carnaval de Olinda, o MST se despediu nesta quarta-feira (5) relembrando o primeiro ano do falecimento do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Sob o som da orquestra e com muita simbologia cultural, o MST junto a outros movimentos sociais de Pernambuco desfilaram nas ladeiras de Olinda durante todos os dias de carnaval com o boneco gigante representando o ex-presidente venezuelano.

Com cerca de 25 quilos e mais de três metros de altura, a representação do líder sul-americano foi encomendada ao renomado artista plástico Silvio Botelho, mais reconhecido “bonequeiro” de Olinda.

Para a dirigente do MST, Ana Emília, a importância do boneco gigante de Chávez serve para “reatar” a relação entre a política e a festa popular. “Precisamos celebrar a memória e o exemplo que Chávez foi para a América Latina e as transformações sociais que ele promoveu”, destaca.

Em Recife, o consulado venezuelano, junto a movimentos sociais e partidos políticos, também realizou nesta quarta-feira um ato simbólico para relembrar o legado de Chávez.

Barraca do MST

Instalada no bloco dos partidos de Pernambuco, a barraca do MST contou com a presença do ator Irandhir Santos, que participou do filme Tropa de Elite 2 e da minissérie Amores Roubados.

Há alguns anos o ator acompanha o carnaval de Olinda, mas desta vez decidiu participar da homenagem à Hugo Chávez, ao criticar o tratamento que os meios de comunicação dão à Venezuela.

“Já era esperada a atitude dos meios de comunicação, justamente pelo que Chávez fez em seu país, sendo um grande democrata e com ideais socialistas, ou seja, um olhar para o povo e pelo povo especificamente”, observa.

Ao defender meios de comunicação alternativos, o autor coloca a importância de existir “outras mídias com olhares diferentes para a conjuntura da Venezuela, e que existem pessoas e movimentos lutando para desmentir os grandes meios de comunicação, trazendo a realidade que é a Venezuela”.