Após marcha, Sem Terra conquistam área em Iaras (SP) depois de 5 anos de luta

Da Página do MST

Após 350 famílias acampadas marcharem do centro do município de Agudos (SP) em direção a Justiça Federal de Bauru, nesta quinta-feira (13), os Sem Terra finalmente conquistaram a Fazenda Agrocentro, na região de Iaras.

Uma comissão com 10 integrantes do MST e aliados participaram de uma audiência de conciliação entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o proprietário da área e o Ministério Público Federal.

Como os interesses das partes continuavam inalterados, a juíza Maria Catarina Sazio, da 3° Vara Federal de Bauru, concedeu a imissão de posse da fazenda ao Incra.

Agora, 67 famílias – muitas delas acampadas há mais de dez anos – serão assentadas nos cerca de 1500 hectares de terra, até então improdutivos. 

Leia mais:
Mais de 3 mil mulheres do campo e da cidade realizam ações por todo RS

“Mais uma vez foi provado que as conquistas da Reforma Agrária só saem por meio da luta. Agora, continuaremos com a bandeira erguida para resolver a situação de mais 6 acampamentos da região”, disse Carolina Mazin, da direção estadual do MST.

Desde 2008 as famílias aguardavam a efetivação de um acordo judicial feito pelo Incra com o proprietário da Fazenda Agrocentro, mas durante todo esse período não houve nenhum avanço.

Em 2010, as famílias adentraram na área e se distribuíram em lotes de produção.
Desde 2008, a fazenda abriga a Escola Popular Rosa Luxemburgo, o principal Centro de Formação do estado.

Segundo os Sem Terra, a região concentra a maior parcela de terras devolutas da União no estado de São Paulo. São mais de 40 mil hectares de terras já reconhecidas como públicas. Mas até o momento nada foi feito para arrecadação destas áreas.