Educadores do campo discutem ensino e Reforma Agrária Popular



Por Miguel Stedile
Da Página do MST

Centenas de educadores de escolas do campo de nove estados discutem, entre os dias 10 a 12 de abril, o ensino de ciências da natureza vinculado ao debate de uma Reforma Agrária Popular. 


O encontro ocorre no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis (RS).

Por Miguel Stedile
Da Página do MST

Centenas de educadores de escolas do campo de nove estados discutem, entre os dias 10 a 12 de abril, o ensino de ciências da natureza vinculado ao debate de uma Reforma Agrária Popular. 

O encontro ocorre no Instituto de Educação Josué de Castro, em Veranópolis (RS).

O Seminário sobre o Ensino de Ciências da Natureza nas Escolas do Campo pretende construir uma orientação coletiva sobre a organização do plano de estudos das escolas das áreas de Reforma Agrária. 

Participam da atividade, educadores das áreas de química, física e matemática de escolas de assentamentos e acampamentos, centros de formação com ênfase na agroecologia e educadores dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo de diversas universidades. 

Entre as instituições parceiras, estão a Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz, representada pelo Professor Marcio Rolo, e a Universidade Federal da Fronteira Sul, pelo professor Matheus Mohr, que debaterão o ensino das ciências na educação básica.

Segunda Diana Daros, diretora do Instituto Josué de Castro, o seminário é uma oportunidade para “socializar e discutir sobre o que está sendo estudado de ciências da natureza em nossas escolas e quais os parâmetros utilizados atualmente para seleção dos conteúdos”. 

Segundo Diana, é importante que os participantes formulem proposições para o ensino na perspectiva de um projeto educativo emancipatório.

Ainda durante o seminário, a editora Expressão Popular realizará o lançamento do livro “Escola em Movimento”, organizado pela Professora Roseli Caldart, e que sistematiza os 18 anos de experiência do Instituto de Educação Josué de Castro na formação de educadores e técnicos para as áreas de Reforma Agrária.