Especialistas alertam para doses altas de agrotóxicos em alimentos do AM


Do Jornal A Crítica

Segundo dados de levantamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o pimentão é o campeão em resíduos de agrotóxicos, com 84%, seguido pela batata inglesa, com 51,9%, a cenoura tem 48,9%, e o pepino, com 32,7%.

Do Jornal A Crítica

Segundo dados de levantamentos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o pimentão é o campeão em resíduos de agrotóxicos, com 84%, seguido pela batata inglesa, com 51,9%, a cenoura tem 48,9%, e o pepino, com 32,7%.

Diante desses dados, entidades como a Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (Rema), Embrapa Amazônia Ocidental, entre outros, discutiram a implantação e a execução das políticas públicas relacionadas à promoção da agroecologia e da soberania alimentar em contraposição aos sistemas produtivos baseados no uso de agrotóxicos.

Conscientização

Segundo Elisa Wandelli, neste seminário a ideia é saber o que os órgãos fizeram do que foi discutido e acertado no primeiro para a questão ambiental e social dos agricultores, para a soberania alimentar, envolvendo reforma agrária, crédito, acesso à terra, respeito às formas de vida e o uso da terra para que ofereça alimentos saudáveis.

“Firmamos parcerias entre as instituições de pesquisa, ensino e extensão e a sociedade civil, assim como órgãos executivos e fiscalizadores para fazermos um plano de trabalho detalhado sobre agrotóxico, buscando a valorização da agrocecologia, que é alternativa para o uso do agrotóxico”, explicou a pesquisadora.

Para ela, decisões como fortalecimento da extensão rural, sensibilização e educação, e uma escola rural que dê alternativa sustentável a essas comunidades, são fundamentais para mudar essa realidade.

Márcio Menezes, coordenador da Rema, diz que a rede é um movimento em prol da agroecologia, reunindo todos os que se importam com essa causa. “Estamos dizendo que esse modelo de produção de alimentos está contaminando a terra, água, o agricultor e quem consome”, advertiu ele, lembrando as inúmeras possibilidades de produzir sem agrotóxicos.

Segundo ele, o Brasil é campeão mundial em produção orgânica, mas é também o que mais usa agrotóxicos no mundo, uma dicotomia inaceitável, o que demonstra falta de vontade política para começar a mudar essa realidade.

Enquanto isso não acontece, é melhor evitar produtos que apresentam alta contaminação, do contrário, eles continuarão sendo produzidos sem qualquer respeito ao meio ambiente e à saúde humana.

Para quem quer evitar os venenos na mesa, a alternativa é consumir o que é produzido pela Associação dos Produtores de Orgânicos do Amazonas (Apoam). O presidente da entidade, Raimundo Moura de Carvalho, 59, diz haver dificuldade na produção de adubos, mas os 18 agricultores orgânicos do Estado, que aos sábados comercializam sua produção na feira realizada na sede do Ministério da Agricultura, na avenida Maceió, em Adrianópolis, não têm prejuízos. “Se tivéssemos condições de produzir mais, maiores seriam as vendas”, afirma.