Sem Terra visitam área da Embrapa e trocam experiências agroecológicas

Da Página do MST


Uma equipe técnica em produção agrícola do MST da Bahia, inserida nos Projetos de Assentamentos Agroecológicos e o Mais leite, realizou uma visita nas experiências em agroecologia desenvolvida pelo Sistema Integrado de Produção Agroecológica, no município de Seropédica (RJ). 

Da Página do MST

Uma equipe técnica em produção agrícola do MST da Bahia, inserida nos Projetos de Assentamentos Agroecológicos e o Mais leite, realizou uma visita nas experiências em agroecologia desenvolvida pelo Sistema Integrado de Produção Agroecológica, no município de Seropédica (RJ). 

O intercâmbio aconteceu entre os dias 5 a 9 de agosto, e teve como objetivo promover a troca de experiências entre os pesquisadores da Fazendinha (como é conhecido o espaço) e os técnicos do Movimento, que atualmente tem buscado avançar na transição agroecológica em assentamentos do Extremo Sul Baiano, onde desenvolvem diversas experiências na área.

A Fazendinha é uma área de ensino, pesquisa e capacitação em agroecologia, estabelecida e conduzida em parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro/Rio). 

Segundo Eliane Oliveira, militante do MST e coordenadora da Escola Popular de Agroecologia Egidio Brunetto, “visitar esse centro de pesquisa com essa intencionalidade, nos encoraja ainda mais para avançar nas discussões e práticas agroecológicas”.

Eliane explica que a atividade intercâmbio possibilita aprofundar o embasamento cientifico sobre a temática, já que ela acredita que “a agroecologia não é apenas o não uso de agrotóxicos, e sim um projeto de desenvolvimento sustentável para o campo”.

Durante a visita foram tratados diversos temas, sempre enfatizando a necessidade da autossuficiência do produtor em relação a dependência de agentes externos. 

Também foram apresentadas algumas atividades desenvolvidas na produção de humos, mudas, caldas alternativas, consórcio com leguminosas na agricultura e na pecuária, controle homeopático na produção animal, entre outras. 

Segundo a Pesquisadora em Sociologia e desenvolvimento Rural da Embrapa – Agrobiologia, Cristiane Oliveira da Graça, a visita permitiu “a troca de conhecimentos de realidades diferentes que estão construindo a agroecologia, e a possibilidade de firmar parcerias entre MST e Embrapa”.


Na prática

Durante a visita a equipe conheceu a unidade produtiva da família de Dona Izabel, assentada no Assentamento Eldorado, no município de Itajaí (RJ).

Dona Izabel recebe o acompanhamento dos pesquisadores da Fazendinha e tem como principal fonte de renda a produção de hortaliças, comercializada na feira orgânica do Rio de Janeiro. 

A assentada também participa de um grupo de produtores que tem avançado na produção orgânica com certificação, o que facilitou a comercialização de seus produtos.