Mulheres Sem Terra participam de ato pelo dia 25 de novembro

Da Página do MST


Em Marabá, no sudeste paraense, cerca de 200 camponesas participam do Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, relembrado sempre no dia 25 de novembro.

Da Página do MST

Em Marabá, no sudeste paraense, cerca de 200 camponesas participam do Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres, relembrado sempre no dia 25 de novembro.

A mobilização chamou a atenção para o descaso com mulheres paraenses. Foram realizadas ações de denúncia  da violência doméstica, casos de violência no campo e na cidade e  ausência de políticas públicas para esse setor na Secretaria de Saúde e na delegacia das mulheres de Marabá.

Segundo a coordenação do ato, a delegacia das mulheres de Marabá, que atende toda a região sudeste do Pará, não funciona aos finais de semana, quando mais ocorrem os casos de violência.

Além disso, o tratamento dado  aos casos que ocorrem no campo são tratado de forma generalizada, como conflito rural, sem a devida distinção.

“O descaso com as trabalhadoras rurais é tanto que somos vítimas das diversas formas de violência e discriminação. Queremos mostrar para a sociedade o absurdo que é o fato dos casos de violência nas áreas rurais serem tratados como caso de conflitos agrários”, denunciaram as camponesas.

Essa situação é apresentada na cartilha lançada pela Via Campesina Brasil na Campanha Mundial pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que afirma a partir dos mais variados dados, relatos, denúncias e reivindicações que essa violência não pode mais ser silenciada.

O dia 25 de Novembro foi declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate a Violência contra a Mulher. 

No Pará, 49,6% da população do estado são mulheres. Um relatório do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) divulgado ema maio deste ano revela a necessidade de políticas públicas efetivas às mulheres.