MST cobra planejamento para Reforma Agrária do Incra no MS

Representantes de todas as áreas dos assentamentos e acampamentos do MST se reuniram com a equipe do Incra para planejar um calendário de ações para 2015.

Por Karina Vilas Boas
Da Página do MST

Após o bloqueio de três rodovias federais na última segunda-feira (06/01), representantes de todas as áreas dos assentamentos e acampamentos do MST em Mato Grosso do Sul se reuniram nesta quarta-feira (07/01) com a equipe do Incra para planejar um calendário de ações para 2015. Os pontos debatidos na reunião foram a liberação de orçamento e capacidade operacional do Incra, a questão de vistorias das terras para a Reforma Agrária em MS, créditos, habitação, estradas, energia elétrica e água nos assentamentos, além, de questões específicas de cada área.

De acordo com Jonas Carlos da Conceição, representante da coordenação nacional do Movimento, a reunião foi boa para esclarecer dúvidas e dar encaminhamentos importantes para a Reforma Agrária no estado.

“Conseguimos definir minimamente um calendário de visitas nas áreas pelo Incra e tomamos conhecimento de como estão as vistorias nas áreas de Reforma Agrária e como o órgão está lidando com as questões jurídicas de liberação para que este ano tenhamos mais famílias assentadas”, disse.

Jonas explicou que batalha pela reestruturação do Incra em MS continua. “Mais uma vez, após essa reunião, ficou claro que o contingente do Instituto não consegue atender a demanda da Reforma Agrária e dos assentamentos em nosso Estado.
Temos mais de três mil acampados só do MST, 52 assentamentos, mas apenas 163 servidores na ativa, que não dão conta de toda a demanda, além da falta de infraestrutura. Portanto, nossa luta pela reestruturação do órgão continua, o que inclui a batalha por concurso público para mais contratações para o Instituto aqui no estado”, afirma.

O dirigente disse ainda que a luta continua sempre. “Com a situação de sucateamento do órgão responsável pela Reforma Agrária, com a falta de clareza de metas por parte do Governo Federal a certeza de que temos é que a batalha continua e que nós, enquanto movimento de luta, continuaremos nossas ações, protestando e exigindo os nossos direitos”, explica.

Para Marina Ricardo Nunes, também representante da coordenação nacional do Movimento, a reunião serviu para esclarecer a situação da Reforma Agrária para os militantes.

“Com a presença dos representantes das áreas a nossa militância fica a par de questões de extrema importância para a nossa luta. Por exemplo, os acampados ficam a par de como está o processo das áreas para a Reforma Agrária e os assentados ficam por dentro de como está o andamento de programas federais de fomentos para a produção, habitação e estruturação”, conclui.

Marina disse que após essa reunião, a deliberação é montar um grupo específico que acompanhará as ações do Incra, que ficaram definidas nessa reunião.

O deputado estadual eleito, João Grandão (PT), acompanhou a reunião e se comprometeu, dentro do seu mandato, a lutar pelas questões dos povos da terra.