Sem Terra é premiada nas olimpíadas de Língua Portuguesa

Valdirene escreveu um texto em que retrata a trajetória de ocupação e conquista do seu assentamento.

foto premiação 03.jpg

Da Página do MST

A 4° edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, “Escrevendo o Futuro”, anunciou no dia 1 de dezembro, durante cerimônia em Brasília, os vencedores nacionais em quatro categorias literárias, com textos escritos por alunos de escolas públicas de todo o Brasil.

Uma das cinco finalistas na modalidade “Memória Literária”, foi a estudante Valdirene Prestes Santos, do 8ª ano do Colégio Estadual do Campo José Martí, do Assentamento 8 de Abril, no município de Jardim Alegre, no Paraná.

 

ESTUDANTE PREMIADA 02 (1).jpg
A professora Flávia Figueiredo junto a estudante Valdirene Santos    

Valdirene nasceu no Assentamento e teve toda a sua trajetória escolar no campo. Escreveu o texto “Um segredo revelado”, em que retrata a trajetória de ocupação e conquista do Assentamento 8 de Abril.

Para compor o texto do gênero Memórias Literárias – o lugar onde vivo, Valdirene Santos entrevistou sua avó, Elena Vieira, de 56 anos, que contou como foi a ocupação da Fazenda 7 Mil, assim chamada antes de ser área de Reforma Agrária.

A estudante narrou a ocupação, o conflito, e como funciona a organização coletiva do MST. Além disso, descreveu como é viver num acampamento em baixo de uma lona preta.

Os 20 alunos e professores vencedores, cinco de cada categoria, receberam medalhas de ouro, um notebook e uma impressora. 

As escolas foram contempladas com laboratórios de informática, contendo 10 minicomputadores e uma impressora, além de um projetor multimídia, um telão para projeção e livros.