ENFF inaugura Casa de Artes Frida Kahlo

Espaço agroecológico foi todo construido com o trabalho coletivo de militantes Sem Terra.

IMG_6813.JPG

Por Riquieli Capitani
Da Página do MST

Frida Kahlo. Esse foi o nome dado à Casa das Artes da Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), uma escola de formação política do MST, no município de Guararema, em São Paulo. A inauguração aconteceu na noite dessa quarta-feira (21).

Magdalena Carmen Frida Kahlo, conhecida como Frida Kahlo, comunista e revolucionária, foi uma das personagens mais marcantes da história do México. Teve uma vida de superações e sofrimentos, que refletidos em suas obras de artes, tornaram-a uma das maiores pintoras do século.

IMG_6831.JPG

O arquiteto e especialista em bioconstruação, Chico Barros, militante que contribuiu na construção da Casa, comenta sobre a casa. “Essa casa é uma bioconstruação, mas como o capital também se utiliza desse nome, podemos chamar de construção agroecológica, feita com elementos da natureza, como o bambu e palha de sapé”.

Para Chico, os materiais e o processo de construção da casa podem ser considerados revolucionários. “Aqui estamos fazendo uma crítica ao capital, já que todos se inseriram no processo de planejamento, elaboração e execução desse projeto”, explica, ao explicar que toda construção foi por meio do trabalho coletivo, “o que fez a obra rica, sem nenhuma exploração e alienação”.

 

Foram dez dias de trabalho para que os militantes Sem Terra da Brigada Nacional de Artes Cândido Portinari e da Brigada Apolônio de Carvalho – que contribuem na ENFF – criassem o cenário que pudesse remeter a “Casa Azul de Frida”, hoje um museu em sua homenagem, no México.

IMG_6817.JPG
O espaço traz elementos que lembram a trajetória de Frida, mas também a produção artística dos Sem Terrinha, da juventude, assentados e acampados do MST pelo Brasil.

“Com essa alegria, e com o espírito da Frida, encontramos ali dentro o jeito e a forma artística que o povo Sem Terra encontrou para dizer parabéns ao MST pelos seus 30 anos de luta e de história” disse Sonia Rosendo, do MST de Minas Gerais.

“Há 30 anos nascia o MST, e há 10 anos nascia a Escola Nacional Florestan Fernandes. Em 2015, inauguramos mais um espaço histórico, a casa da Frida, a casa do MST, a casa da classe trabalhadora do Brasil e do povo internacional, porque o Movimento Sem Terra sobrevive há 30 anos pelas lutas internacionalistas que faz”, acrescentou Sonia

“A ENFF é resultado da união, do trabalho voluntário, e esses processos são parte integrantes do nosso projeto de humanidade que acreditamos e do projeto pedagógico que aqui realizamos”, explica Erivan Hilário, integrante da coordenação política pedagógica da ENFF.

Durante a inauguração da casa, também foi lançado o Concurso Nacional de Artes das Escolas de Assentamentos e Acampamentos.

IMG_6833.JPG

IMG_6816.JPGIMG_6822.JPG