MST representa movimentos sociais em inauguração da Casa da Mulher no MS

Na presença da presidenta Dilma Rousseff, Movimento alertou para a falta autonomia econômica das camponesas e a alta exposição aos agrotóxicos .

Por Karina Vilas Bôas
Da Página do MST

Foi inaugurada hoje (3/2), em Campo Grande (MS), a primeira Casa da Mulher Brasileira do país. Na ocasião, coube ao MST/MS representar o conjunto dos movimentos sociais e sindicais presentes na atividade, que contou com a participação da Presidenta Dilma Rousseff e com o símbolo da luta contra a violência contra a mulher, Maria da Penha. 

 

MS.jpg

De acordo com Marina Nunes, integrante da direção nacional do MST, o momento é de extrema importância para as mulheres do Mato Grosso do Sul, já que hoje o estado está na lista dos que possui maiores índices de violência contra as mulheres. “É com tristeza que somos a quarta capital brasileira no índice de violência praticada contras as mulheres e o Mato Grosso do Sul está entre os estados com altos índices também, mas é com alegria que estamos aqui hoje, olhando para a primeira Casa da Mulher Brasileira, um espaço que contempla a nossa luta de enfrentamento a violência”, disse.

Para Nunes, é preciso estar atento aos serviços prestados pela Casa.  “Nossa luta é para que espaços como esse garantam condições reais para o enfrentamento da violência e para o tão sonhado empoderamento da mulher e sua autonomia econômica”, enfatizou.

Segundo a dirigente do MS, as trabalhadoras rurais, agricultoras familiares e camponesas, em geral, ainda vivem uma série de dificuldades em sua vida cotidiana. “Reconhecemos que nos últimos tivemos avanços, como o PRONAF Mulher, mas a falta de autonomia econômica e a alta exposição aos agrotóxicos ainda são problemas que o Governo Federal deve olhar com mais atenção”, completou. 

Casa da Mulher Brasileira

O complexo da Casa da Mulher Brasileira vai oferecer serviços especializados para a mulher vítima de violência, como delegacia, juizado, defensoria, promotoria, equipes psicossocial e de orientação para emprego e renda, além de brinquedoteca e área de convivência. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), instalada no local, terá atendimento 24 horas, todos os dias. Em Campo Grande, a  estrutura está  localizada no bairro Jardim Imá.