Jovens se formam na 2º Turma de Gestão em Agroindústria

Com a formação técnica, a turma batizada de Unidos pela Terra vê a possibilidade de potencializarem as agroindústrias da Reforma Agrária de Sergipe.

turma.jpg

Da Página do MST

Na última sexta-feira (13), diversos jovens das áreas de assentamentos e acampamentos do MST no estado de Sergipe se formaram na 2° turma de Gestão em Agroindústria.

O curso, em parceria com o Centro de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro (CFAC) e Mundukide, entidade composta pelas cooperativas de Mondragon da Espanha, aconteceu no Centro de Formação Canudos, no Assentamento Moacir Wanderley, região metropolitana de Sergipe.

As atividades foram divididas em quatro etapas com duração de seis meses. 

 

turma2.jpg

Com a formação técnica, a turma batizada de Unidos pela Terra vê a possibilidade de potencializarem as agroindústrias da Reforma Agrária de Sergipe.

“O Movimento nos incentivou a estudar, por isso é uma boa oportunidade para a formação técnica e organização desses jovens, que muitas vezes estão dispersos em seus locais de origem”, disse o estudante Marcos, membro do coletivo estadual de juventude do MST.

Com a formação dessa nova turma, já se criou a expectativa de reativarem outras agroindústrias que estavam desativadas no estado.

Segundo Marcos, a revitalização dessas agroindústrias permite a geração de mais emprego, além de agregar valor aos produtos das áreas de assentamentos, evitando a intervenção de atravessadores, que muitas vezes ficam com a maior parte do lucro do que é produzido pelos agricultores.