Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas

Milhares de mulheres da Via Campesina se mobilizarão em todo país para denunciar os males do agronegócio.

 

Cartaz_Jornada_Mulheres_2015_WEB-1.jpg

Ao relembrar o dia 8 de março, a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Camponesas neste ano traz o lema Mulheres em luta: pela soberania alimentar, contra a violência e o agronegócio.

Com isso, milhares de mulheres dos movimentos sociais que compõem a Via Campesina se mobilizarão em todo país durante a primeira quinzena de março para denunciar o capital estrangeiro na agricultura brasileira e as empresas transnacionais, chamando a atenção da sociedade do modelo destrutivo do agronegócio para o meio ambiente, a ameaça à soberania alimentar do país e a vida da população brasileira, afetando de forma direta a realidade das mulheres.

Ao mesmo tempo, as camponesas apresentarão como alternativa o projeto de agricultura baseado na agroecologia, e propõe a luta em defesa da soberania alimentar.

As mulheres afirmam lutar “porque a participação efetiva no processo político de luta, de mobilização, de formação e de decisão é condição para a elevação do nível de consciência das mulheres”.

“E, para nós, a luta é uma condição para a vitória. A visibilização é importante, a participação é necessária, mas o protagonismo é a condição para mudar a realidade das mulheres. Assumir o comando da luta como sujeitos políticos cria as condições para que as mulheres construam sua própria história”.

A Jornada Nacional de Luta das Mulheres campesinas também se coloca como desafio para a divulgação e a construção de formas de viver e produzir, que contribuam para a soberania alimentar do país e a preservação da biodiversidade.

E deve se colocar em aliança com as mulheres trabalhadoras da cidade, para que juntas possam mudar os rumos da história e construir uma sociedade com novos valores e um mundo sem violência e sem opressão.

“Assumimos o compromisso de lutar incansavelmente contra toda e qualquer forma de opressão e mercantilização da vida, do corpo e dos bens naturais”.

Clique aqui para baixar o panfleto e a cartilha da Jornada.