Organizações divulgam manifesto contra a liberação de eucalipto transgênico pela CTNBio

O uso dessa variedade visa apenas o aumento da produção para ampliar o lucro da empresa Suzano, desconsiderando os riscos de possíveis problemas ambientais e de saúde.

eucalipto (1).jpg

Da Página do MST

Nesta segunda-feira (02/03), organizações e movimentos sociais divulgaram manifesto contra liberação de eucalipto transgênico a ser votado no dia cinco de março próximo pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Com a medida, a colheita da planta para uso industrial será feita com cinco anos, e não a partir dos sete, como atualmente ocorre, aumentando os danos ambientais, econômicos e sociais provocados pela monocultura.

O processo de liberação comercial de eucalipto transgênico é da empresa FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda./Suzano e visa apenas o aumento de sua própria produção para ampliar seus lucros com um aumento da produtividade em torno de 20%, desconsiderando os riscos de possíveis problemas ambientais e de saúde decorrentes do plantio do eucalipto transgênico, chamado de evento H421, além da relevância econômica e cultural da produção de mel nacional.

“Mais uma vez os interesses comerciais estão se sobrepondo aos direitos dos consumidores, à proteção do meio ambiente e da saúde da população. Por isso, as entidades se manifestam a favor do arquivamento do pedido de liberação da comercialização deste organismo transgênico considerando os grandes riscos relacionados a perdas econômicas na apicultura, contaminação genética e outros riscos”, salientou trecho do manifesto.

De acordo o SEBRAE (2014), a produção de mel hoje no Brasil chega a mais de 40 mil ton/ano, envolvendo 500 mil apicultores, em geral, pequenos produtores da agricultura familiar. O país é o 10º maior produtor mundial de mel e 50% de toda a produção é para exportação.

“O pólen proveniente dos eucaliptos transgênicos possui o gene inserido artificialmente, isso significa que qualquer mel produzido em colmeias cujas abelhas visitem flores de eucaliptos transgênicos também estará contaminado por material transgênico. A detecção dos transgenes no mel poderá gerar danos socioeconômicos aos apicultores, impedindo-os de rotularem suas produções como orgânicas ou agroecológicas e aumentando o risco de barreiras comerciais para exportação do produto, o que pode representar perdas econômicas significativas para o setor”, ressaltou o manifesto.

Segundo análise do Ministério do Desenvolvimento Agrário apresentada durante a Audiência Pública promovida pela CTNBio, os documentos fornecidos pela FuturaGene apresentam falhas que não permitem que se conclua se a planta modificada em questão é ou não segura para as abelhas.

O eucalipto, assim como outras espécies arbóreas, consome mais água durante os primeiros anos de crescimento. A alta taxa de crescimento da variedade transgênica faz com que o consumo de água desta seja maior, o que pode alterar o balanço hídrico da microbacia na região onde se realizar o plantio.

Se fosse possível fazer um ranking, o caso do eucalipto seria crítico, dada a crise hídrica que o país atravessa. A planta que normalmente já consome 30 litros de água por dia, e já provoca seca no norte do ES e sul da BA, vai crescer mais rápido e utilizar mais água. Além, do intenso uso de agrotóxico.

O manifesta considera as incertezas relacionadas aos efeitos de longo prazo para saúde e o meio ambiente com o uso comercial de eucaliptos transgênicos em virtude da baixa qualidade ou mesmo inexistência dos estudos aportados, e considerando a inevitável contaminação transgênica da produção convencional.

“Entendemos que a sua liberação comercial, além de inconstitucional por ofender o princípio da precaução (art. 225, V da CF) e o da defesa do consumidor (art. 170, V da CF), descumpriria compromissos internacionais assumidos no âmbito do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, um acordo ratificado por 150 países, e do qual o Brasil é signatário”.

Além disso, os numerosos e graves conflitos existente na disputa pela terra e territórios tendem a se agravar. As comunidades cercadas pela Suzano nos diversos estados onde tem plantações, foram destruídas, e estas estão lutando para garantir sua soberania alimentar e sua permanência em seus territórios.

“Sendo assim, diante dos argumentos expostos, nos manifestamos a favor da retirada de qualquer pedido de liberação comercial do eucalipto transgênico protocolada junto à CTNBio por parte da FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda., bem como todos os demais pedidos de liberação provenientes das empresas ArborGen Tecnologia Florestal Ltda., International Paper do Brasil Ltda. e Fibria Celulose S. A”, concluiu o manifesto.

Confira:

Mel brasileiro em risco!

Manifesto pela retirada de todos pedidos de liberação de eucalipto transgênico na CTNBIO. 

Depois da soja e do milho transgênico, agora é a vez do Eucalipto. Está em processo de liberação comercial o eucalipto transgênico da empresa FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda./Suzano na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). O nome transgênico significa que o organismo possui genes em seu DNA que foram inseridos artificialmente, de modo que este organismo passa a expressar alguma característica que não teria naturalmente. 

No caso do Eucalipto transgênico, chamado de Evento H421, há um gene inserido que aumenta seu crescimento, podendo o corte ser feito em menos tempo. O uso dessa variedade transgênica, contudo, visa apenas o aumento da própria produção para ampliar o lucro desta grande empresa de papel e celulose, desconsiderando os riscos de possíveis problemas ambientais e de saúde decorrentes do plantio do eucalipto H421, além da relevância econômica e cultural da produção de mel nacional.

Mais uma vez os interesses comerciais estão se sobrepondo aos direitos dos consumidores, à proteção do meio ambiente e da saúde da população. Por isso, as entidades abaixo assinadas se manifestam a favor do arquivamento do pedido de liberação da comercialização deste organismo transgênico considerando os grandes riscos relacionados a perdas econômicas na apicultura, contaminação genética e outros riscos que estão detalhados abaixo:

Perdas econômicas na Apicultura

O eucalipto é a principal fonte de néctar e pólen usada pelas abelhas na fabricação do mel no país, principalmente nos Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. O mel contém mais ou menos 1% de pólen e estima-se que quase todo o mel produzido no Brasil tenha predominantemente grãos de pólen de eucalipto. 

Segundo o SEBRAE (2014), a produção de mel hoje no Brasil chega a mais de 40 mil ton/ano, envolvendo 500 mil apicultores, em geral pequenos produtores da agricultura familiar. O mel obtido em plantios de Eucalipto é considerado de alta qualidade, muitas vezes classificado como orgânico, além de ser produto de alto valor medicinal e nutricional. Livre de agrotóxicos (venenos) e medicamentos, e produzido de maneira orgânica, o mel brasileiro tem forte demanda, tanto no mercado interno quanto no externo. 

O país é o 10º maior produtor mundial de mel e 50% de toda a produção é para exportação. O pólen proveniente dos eucaliptos transgênicos possui o gene inserido artificialmente, isso significa que qualquer mel produzido em colmeias cujas abelhas visitem flores de eucaliptos transgênicos também estará contaminado por material transgênico. A detecção dos transgenes no mel poderá gerar danos socioeconômicos aos apicultores, impedindo-os de rotularemsuas produções como orgânicas ou agroecológicas e aumentando o risco de barreiras comerciais para exportação do produto, o que pode representar perdas econômicas significativas para o setor.

Contaminação genética:

Os grãos de pólen vindos de árvores transgênicas também tem em seu DNA o gene inserido artificialmente. A própria empresa FuturaGene reconhece que o pólem do eucalipto evento H421 é viável, logo, pode fecundar flores de eucaliptos não transgênicos e dar origem a novas árvores de eucalipto. O transporte deste pólen por abelhas ou pelo vento pode chegar a centenas de metros ou até alguns quilômetros, sendo impossível deste modo impedir o cruzamento entre árvores de eucaliptos transgênicos e convencionais, e podendo contaminar até estoques de sementes potenciais.

A contaminação transgênica de plantações de eucaliptos convencionais destinadas à indústria de papel, celulose e madeira pode fazer com que o produtor de eucaliptos convencionais perca sua certificação, já que as principais certificadoras socioambientais reconhecidas mundialmente (tal como o FSC) não aceitam a produção de árvores transgênicas.

Risco de modificações não-intencionais

Parte significativa dos riscos dos organismos transgênicos para o meio ambiente e à saúde provém de potenciais alterações não intencionais provocadas pela inserção de genes de outros organismos no DNA destas plantas. Dentre os “erros” que podem ocorrer com a transgenia estão alterações não desejadas em características biológicas/fisiológicas que podem levar à produção de moléculas que o organismo não produz em condições naturais, inclusive toxinas ou substâncias alergênicas.

Segundo análise do Ministério do Desenvolvimento Agrário apresentada durante a Audiência Pública promovida pela CTNBio, os documentos fornecidos pela FuturaGene apresentam falhas que não permitem que se conclua se a planta modificada em questão é ou não segura para as abelhas.

É importante ressaltar que a espécie de abelhas Apis mellifera é generalista ao forragear, isto é, ela visita flores de diversas espécies quando busca néctar e por isso é um importante agente polinizador de várias plantas, inclusive de culturas usadas para alimentação, como a abóbora, feijão, pepino, tomate, e muitas outras. Logo, um risco a saúde destes insetos representa também um risco para a produção agrícola de alimentos.

Criação de patógenos resistentes a antibióticos:O eucalipto transgênico H421 possui uma cópia do gene nptll inserida em seu DNA. Este gene codifica a enzima neomicina fosfotransferase, que confere resistência a diversos antibióticos e que poderá ser também consumida quando presente no mel. A presença desta enzima nas colméias poderá selecionar patógenos resistentes ao antibióticos que poderão causar doenças de difícil controle nas abelhas. 

Além disso, desconhece-se o efeito desta enzima sobre as bactérias presentes no trato intestinal das abelhas e dos humanos que consumirem esse mel. Alterações na dinâmica das microbacias A inserção do gene cel1 no eucalipto transgênico aumenta sua taxa de  crescimento, podendo ele ser cortado com 5,5 anos de idade, enquanto o eucalipto convencional só é cortado a partir de 7 anos de idade. 

O eucalipto, assim como outras espécies arbóreas, consome mais água durante os primeiros anos de crescimento. A alta taxa de crescimento da variedade transgênica faz com que o consumo de água desta seja maior, o que pode alterar o balanço hídrico da microbacia na região onde se realizar o plantio.

Tendo em vista as incertezas sobre os efeitos de longo prazo para saúde e o meio ambiente do uso comercial de eucaliptos transgênicos em virtude da baixa qualidade ou mesmo inexistência dos estudos aportados, e considerando a inevitável contaminação transgênica da produção convencional, entendemos que a sua liberação comercial, além de inconstitucional por ofender o princípio da precaução (art. 225, V da CF) e o da defesa do consumidor (art. 170, V da CF), descumpriria compromissos internacionais assumidos no âmbito do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, um acordo ratificado por 150 países, e do qual o Brasil é signatário.

Os argumentos acima expressos foram enviados por carta às empresas que pediram à CTNBio a liberação do eucalipto transgênico. As empresas FuturaGene e Fibria responderam de forma evasiva, enquanto as empresas ArborGen e International Paper do Brasil sequer responderam, evidenciando o descaso com o ambiente, com a produção tradicional de mel, com os cultivos de eucalipto natural e principalmente com a saúde das populações humanas e animais.

Sendo assim, diante dos argumentos expostos, nos manifestamos a favor da retirada de qualquer pedido de liberação comercial do eucalipto transgênico protocolada junto à CTNBio por parte da FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda., bem como todos os demais pedidos de liberação provenientes das empresas ArborGen Tecnologia Florestal Ltda., International Paper do Brasil Ltda. E Fibria Celulose S. A.

Assinam esse manifesto:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Via Campesina
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec)
Associação de Agricultura Orgânica (AAO)