Instituto Nacional de Câncer ataca uso de agrotóxicos no país

São mais de 1 milhão de toneladas de veneno usados por ano em todo país

Da Página do MST

O Instituto Nacional do Câncer divulgou nesta quarta-feira (8), um relatório sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras do país. Além dos danos ao meio ambiente, a equipe do Inca fala sobre os riscos de doenças como o câncer.

O documento também alerta para os malefícios da liberação do cultivo de sementes transgênicas.

“É importante destacar que a liberação do uso de sementes transgênicas no Brasil foi uma das responsáveis por colocar o país no primeiro lugar do ranking de consumo de agrotóxicos, uma vez que o cultivo dessas sementes geneticamente modificadas exigem o uso de grandes quantidades destes produtos”.

Em nenhum outro lugar do mundo se utiliza tanto veneno nas lavouras quanto no Brasil: mais de 1 milhão de toneladas por ano – o que daria mais de 5 kg de agrotóxico por habitante.

O relatório ressalta ainda outras questões que merecem destaque devido ao grande impacto que representam.

Uma delas é o fato do Brasil ainda realizar pulverizações aéreas de agrotóxicos, que ocasionam dispersão destas substâncias pelo ambiente, contaminando amplas áreas e atingindo populações.

A outra é a isenção de impostos que o país continua a conceder à indústria produtora de agrotóxicos, um grande incentivo ao seu fortalecimento, que vai na contramão das medidas protetoras aqui recomendadas. E ainda, o fato de o Brasil permitir o uso de agrotóxicos já proibidos em outros países.

Para ler o relatório completo, clique aqui.