MST promove coletiva sobre as mobilizações desta semana

Atividade integra Jornada Nacional de Lutas do Movimento que começa essa semana em todo país.

 

cafecommst.jpg

Da Página do MST

Nesta terça-feira (14), o MST promove uma coletiva de imprensa sobre a Reforma Agrária e as mobilizações dos trabalhadores no país, no Sindicato dos Urbanitários (STIU), a partir das 09h30, com Alexandre Conceição, da Coordenação Nacional do MST.

Segundo Alexandre, neste ano “a jornada de lutas do movimento se soma ao conjuntos mobilizações da classe trabalhadora em defesa dos direitos conquistados, contra o conservadorismo encampado pela direita brasileira e por democracia.”

A Reforma Agrária segue parada. O governo está com o discurso de que foram assentadas 103.746 famílias. Entretanto, segundo dados da Associação Brasileira da Reforma Agrária (ABRA), cerca de 73% destas famílias correspondem a projetos anteriores a 2011. E dos 27% (28 nil) das famílias assentadas que correspondem ao período 2011/2014, apenas 19% foi em decorrência da desapropriação de terras.

De acordo Conceição, o Governo Federal já completou 100 dias de sua nova gestão e as 150 mil famílias acampadas seguem esperando debaixo da lona preta e sendo vítimas do latifúndio e do agronegócio.

“Exigimos o assentamentos de todas as famílias acampadas. Temos famílias que há mais de 10 anos estão debaixo da lona preta. É preciso que o governo elabore um Plano de Metas para assentar no mínimo 50 mil famílias por ano, no período de 2016-2018”, salienta.

A semana da Jornada de Lutas relembra os 19 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, onde 21 Sem Terras foram assassinados durante uma manifestação em Eldorado dos Carajás (PA). O coronel Mario Colares Pantoja e o major José Maria Pereira, que comandaram o massacre, foram presos apenas 16 anos após o massacre, em maio 2012. Os 155 policiais militares executores do massacre foram absolvidos. O então governador do estado do Pará, Almir Gabriel (que morreu em fevereiro de 2013) e o secretário de Segurança Pública, Paulo Sette Câmara, não foram indiciados.

Serviço:

Coletiva sobre a Reforma Agrária e as mobilizações dos trabalhadores no país

Horário: 09h30

Local: Sindicato do Urbanitário (Stiu), SCS, Quadra 06, Bloco A, Edifício Arnaldo Vilares, 7° andar