Universidade Tuiuti promove Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária

Além de palestras e debates, estão expostos diversos trabalhos acadêmicos retratando a educação no campo em cidades paranaenses, especialmente na região metropolitana de Curitiba.
JOKA4498.jpg
Foto Joka Madruga.

Por Paula Padilha
Da Página do MST

O Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas (Nupecamp), formado por estudantes de graduação, pós, mestrado e doutorado da Universidade Tuiuti, do Paraná, realiza até esta sexta-feira (24) a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária.

Além de palestras e debates, estão expostos diversos trabalhos acadêmicos retratando a educação no campo em cidades paranaenses, especialmente na região metropolitana de Curitiba.

A iniciativa de realizar a jornada no mês de abril é para dar visibilidade e reforçar a luta pela Reforma Agrária. O projeto defende a Reforma Agrária e a educação como bandeiras pela construção de um projeto popular para o país.

A criminalização dos movimentos sociais, a defesa da Reforma Política, pela qualidade da alimentação, democratização da terra e da educação, são outras bandeiras defendidas no evento.

Nos dias 22 e 23 de abril, a programação incluiu palestras sobre Reforma Agrária na América Latina; Reforma Agrária e questões ambientais no Paraná; Reforma Agrária e educação no campo; histórico do MST; educação no campo na região metropolitana de Curitiba; e transgênicos e soberania nacional.

Nesta sexta-feira, às 19h, serão exibidos filmes sobre os temas na sede da Tuiuti. E no dia 30 de abril será realizada a Jornada Socialista, com concentração na Praça Santos Andrade, às 18h.

JOKA4502.jpg
Foto Joka Madruga.

Exposição de fotos sobre o MST

Na noite desta quinta-feira, o repórter fotográfico Joka Madruga foi convidado para expor suas fotos sobre o MST e abriu as palestras falando sobre a ocupação Herdeiros da Luta – 1º de maio, que ocorreu em julho de 2014 numa área da empresa Araupel, tema da exposição.

Madruga destacou a importância de uma universidade dar visibilidade à reforma agrária e à luta dos movimentos sociais. As fotos podem ser conferidas até esta sexta-feira, e estão disponíveis para venda. O valor será utilizado na cobertura de outros eventos de lutas dos movimentos sociais.