Encontro no RS discute produção de sementes agroecológicas e crioulas

A atividade é puxada pela Bionatur, uma organização de assentados da Reforma Agrária que produzem sementes agroecológicas.
agroecologia.gif

Da Página do MST

A Rede de Sementes Agroecológicas Bionatur realiza ao longo desta semana o seu 7° encontro nacional. As atividades acontecem no Assentamento Roça Nova, no município de Candiota (RS).

Durante o evento, que inicia nesta terça-feira (26) e se estende até a próxima quinta-feira (28), serão discutidas todas as etapas do cultivo de sementes agroecológicas de hortaliças e outras variedades.

A expectativa é que a atividade reúna cerca de 400 pessoas, entre associados, produtores rurais e demais interessados no pauta da agroecologia.

“O encontro é muito importante para a troca de experiências, principalmente em relação à produção de sementes agroecológicas de hortaliças. Os participantes serão orientados sobre todas as etapas que envolvem este processo, até a certificação orgânica e a comercialização por meio do programa de Aquisição de Sementes”, explica o coordenador da Bionatur, Alcemar Adílio Inhaia.

Atualmente, a Bionatur produz quatro toneladas de sementes agroecológicas de hortaliças por safra, vendidas para todo o Brasil.

O evento, que terá representantes do Ministério da Agricultura e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), contará com feira, almoço e jantar ecológicos e shows.

A Bionatur

A Bionatur, fundada em 1997, é uma organização de agricultores assentados da Reforma Agrária e produtores de sementes de diversas espécies, que inclui hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos, em sistemas de produção de base agroecológica.

O seu principal objetivo é produzir e comercializar sementes agroecológicas que possam ser cultivadas, multiplicadas, conservadas e melhoradas pelos agricultores que as adquirem, expressando seu potencial produtivo e sua capacidade de adaptação aos diferentes sistemas de produção local.

A Bionatur se localiza no próprio Assentamento Roça Nova, e constitui uma rede vinculada ao MST e à Via Campesina, integrando mais de 150 famílias de agricultores que produzem, anualmente, em torno de 20 toneladas de sementes, sendo mais de 80 variedades de diferentes espécies.

Programação:

Terça-feira (26)

10h: Mesa de abertura

10h30: A Conjuntura da Questão Agrária no Brasil e o MST – João Pedro Stédile

12h: Almoço ecológico

13h30: Os Prejuízos da Agricultura Convencional, os Agrotóxicos e os Transgênicos para a Agricultura Camponesa – Frei Sérgio Görgen; Experiências da Produção de Sementes Agroecológicas e Crioulas no Brasil – Hans Rinklin, da Associação para o Desenvolvimento da
Agroecologia (AOPA) (Paraná), e Marcelo Fossati, da Red Semillas (Uruguai)

16h30: Debate em plenária

18h: Jantar ecológico

21h: Show com Dante Ramon Ledesma

Quarta-feira (27)

8h30: Legislação das Sementes Agroecológicas: Limites ou Desafios?
– A lei das Sementes no Brasil – José Cleber, Ministério de Agricultura
– Certificação Orgânica – Emerson Giacomeli, Cooperativa Central dos Assentamentos da Reforma Agrária do RS (Cocegars)
– PAA Sementes – João Marcelo Intini, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

12h: Almoço ecológico

13h30: A Produção e comercialização de Sementes Agroecológicas, visando a Expansão da Rede Bionatur – Alcemar Adílio Inhaia

19h: Jantar ecológico

20h30: Show com Hector Rojas (Chile)

Quinta-feira (28)

8h30: Apresentação do Plano de Ação Trienal da Rede Bionatur

13h: Almoço festivo