Na Bahia, militantes debatem os atuais desafios enfrentados pelos trabalhadores

A luta pela terra e a participação da juventude nas lutas populares, foram alguns dos temas do encontro.

ba.jpg

Por Wesley Lima
Da Página do MST

Sem Terra das Brigadas Olga Benário e Nelson Mandela se reuniram entre os dias 1 e 3 de julho em mais um curso de formação política no extremo Sul da Bahia. 

Com mote na educação popular, os participantes debateram temas como o funcionamento da sociedade burguesa, os desafios da construção na Reforma Agrária Popular e os instrumentos de alienação e exploração do capital.

Além destas questões, também foram trabalhados os princípios do Movimento e a importância da construção coletiva do conhecimento através da teoria e prática.

Para Dionara Ribeiro, da direção regional do MST, “o encontro foi um espaço importante de formação da consciência dos trabalhadores, que cotidianamente são bombardeados pela ideologia burguesa, cuja função é ocultar a realidade contraditória e injusta”.

Já Maristela Cunha, da direção estadual do Movimento, acredita que é necessário construir uma unidade de luta diante da diversidade de bandeiras que há entre os movimentos populares. 

“Esse princípio permite a integração geracional dos trabalhadores do campo e possibilita a preservação das tradições camponesas, assim como a permanência dos jovens no campo”, diz.

José Mota, da direção estadual, aponta a base de planejamento para pensar novas lutas como principal método para consolidar e agregar novas famílias camponesas, excluídas historicamente.

“Os trabalhadores e trabalhadoras através dos debates, místicas, reflexões e atividades culturais reafirmaram os princípios do MST e constroem linhas políticas de ação na perspectiva do avanço da Reforma Agrária”, finaliza.