Famílias Sem Terra são surpreendidas com despejo em Sergipe

Quando ocuparam a fazenda, a área estava completamente abandonada. Hoje produzem diversas culturas, como milho, feijão, mandioca, maracujá e hortaliças.

SE.jpg
 

Por Luiz Mário de Santana Santos
Da Página do MST

Na manha dessa quarta-feira (5), as 300 famílias do Acampamento Che Guevara, no município de Pedra Mole, Região Agreste de Sergipe, foram surpreendidas com várias viaturas e a cavalaria da polícia do estado para reintegração de posse da fazenda Riacho Grande, do fazendeiro Antônio Lourenço.

Segundo os Sem Terra, a polícia armou um verdadeiro cerco na cidade trancando o acesso de entrada para impedir que os acampados tivessem algum tipo de apoio por parte de outras ocupações vizinhas.

 

pm.jpg

Junto aos Sem Terra, promotores de justiça do Estado com o grupo de gerenciamento de crise da polícia realizaram uma assembleia no local em que pediram para que as famílias deixassem a área de maneira pacífica para evitar um confronto. 

As 300 famílias, todas oriundas da própria Região, entre elas muitos jovens, crianças e idosos, já vivem no local há cinco anos.

Segundo os relatos das famílias, quando ocuparam a fazenda, a área estava completamente abandonada. Hoje produzem diversas culturas, como milho, feijão, mandioca, maracujá e hortaliças.