Jovens do MST avançam para 3ª etapa da Olimpíada Catarinense de Química

O resultado das jovens na Olimpíada representa uma vitória para toda comunidade escolar, já que ela quase foi fechada no início do ano.

olimpiada.jpg

Por Fábio Reis
Da Página do MST

Três jovens do MST estiveram entre as 1.200 pessoas que se classificaram para a 3ª etapa da Olimpíada Catarinense de Química. Mais de 20 mil alunos participaram da primeira fase eliminatória.

Scheila Cabral da Silva, Géssica Medeiros e Dainara Pins Pscheidt, do 2º ano do Ensino Médio, são as educandas que disputarão com mais 37 jovens de todo o estado, a vaga para a fase nacional, que será realizado em Fortaleza (CE).

As três são educandas da escola de educação básica 30 de Outubro, localizada no Assentamento Rio dos Patos, no município de Lebom Régis (SC).

As educandas relataram que passaram muitas tardes fazendo simulados e estudando, mas o esforço valeu a pena.

Para a diretora da escola e coordenadora do setor de educação do MST-SC, Adelinda Turossi, a conquista das meninas confirma a qualidade do ensino das escolas do campo, já que elas competiram com estudantes das escolas da rede pública (urbana) e com escolas particulares. 

“Apesar das barreiras que a escola e os estudantes enfrentam no seu cotidiano, elas conseguiram se destacar, isso prova que a escola do campo merece cada vez mais incentivo do poder público”, ressalta Adelina.

Para os Sem Terra, o resultado das jovens na Olimpíada representa uma vitória para toda comunidade escolar e para o MST. 

Isso porque “a escola teve de enfrentar uma grande batalha com o governo do estado para que não fosse fechada nesse início do ano”, conta Camila Munarini, dirigente estadual do MST.