Em solidariedade a comunidade carente, Sem Terra doam terrenos para construção de casas populares

Cento e setenta famílias receberam terrenos de 25m² das famílias assentadas no município de Itamaraju, extremo sul da Bahia.

doação_bahia.jpg

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

As famílias do Assentamento União, em Itamaraju, extremo sul baiano, doaram como forma de solidariedade 170 terrenos de 25 m² cada a moradores da comunidade carente de Vila União, no mesmo município, neste último domingo (6).

Com os terrenos, os Sem Terra pretendem contribuir na construção de casas populares às famílias carentes que residem na comunidade. 

Para a direção regional do MST, o ato simboliza mais um momento de solidariedade e fraternidade entre os trabalhadores do campo e da cidade, que sofrem todos os dias com as desigualdades sociais provocados pelo agronegócio na região.  

 

terreno.jpg

A doação dos terrenos foi acompanhada com muita festa e alegria pelos moradores de Vila União, que há tempos participam das lutas do MST no município e sempre estiveram mobilizados em defesa de moradia e emprego.

De acordo com os assentados, “desta vez, a Reforma Agrária cumpre a função de destinar um território, fruto da luta da classe trabalhadora, em pró do desenvolvimento social daqueles que são afetados diretamente pelos grandes monopólios do capital”.

O município de Itamaraju possui um contingente de empresas do agronegócio que cultivam o eucalipto, tendo como principal fim a exportação. 

 

Os distritos formados por diversos moradores são diretamente afetados pela poluição destas empresas e as falsas promessas de desenvolvimento econômico às localidades. 

 

doação_terrano.jpg

Vila União é apenas um exemplo dos impactos provocados pelo agronegócio às famílias que residem próximo a essas grandes empresas, que, como denunciam os Sem Terra, ao invés de garantir emprego e desenvolvimento social, provoca pobreza, implicações na saúde pública e o êxodo rural.

Nos terrenos, os moradores poderão construir um novo bairro no distrito garantindo a inclusão de novas famílias nas atividades já realizadas e fortalecer a economia local.