Na Bahia, aprendizado e diversão no 7º Encontro dos Sem Terrinha

Atividade contou com a presença de mais de 100 crianças do norte do estado.

20150906_171910[1].jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Entre os dias 06 e 07 de setembro aconteceu em Juazeiro, na Bahia, o 7º Encontro dos Sem Terrinha do norte da Bahia. A atividade contou com cerca de 110 crianças dos assentamentos e acampamentos do MST na região. 

A atividade contou com dinâmicas, espaços de lazer, oficinas de capoeira, pintura e diversas brincadeiras de roda e brincadeiras esportivas. 

 

Para Carlos Henrique, do setor de educação, essas atividades pedagógicas fortalecem a identidade e a pertença das crianças ao local no qual elas fazem parte, o campo. 

“O que queremos é a valorização da identidade Sem Terra. Os espaços educativos construídos coletivamente nos encontros têm ajudado no desenvolvimento da aprendizagem dos educandos nas escolas onde estão inseridos”, aponta Henrique.

 

A noite cultural contou com a participação da atriz e contadora de história Sonia Uzely que instigou  a imaginação das crianças através de diversos brinquedos e brincadeiras.

Compreendendo a importância da educação e dos Sem Terrinha no processo de construção do MST, Lívia Stepane, estudante, afirma que ser Sem Terra é combater todas as formas de descriminação.

“Lutar por saúde e educação é uma tarefa nossa também. Meu desejo é construir um mundo melhor. Não como nos contos de fadas, mas um mundo com histórias reais assim como a minha”, conclui.

Nesta perspectiva, Carlos afirma que os Sem Terrinha são à base de toda transformação. “Neles os sonhos são mais fortes e a coragem não se rende a qualquer barreira, por isso é preciso que eles participem cada vez mais do estudo, da luta, da integração e do trabalho coletivo”.