2° Enera reúne mais de 1500 educadoras e educadores do campo em Goiás

O evento reunirá até a próxima sexta-feira (25), cerca de 1500 educadoras e educadoras de todo o pais para debater o atual momento da educação pública brasileira.

enera_abertura.jpg

Da Página do MST

Começou nesta segunda-feira (21), no Centro de Treinamento Educacional (CTI), em Luziânia, Goiás, o 2° Encontro de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária (Enera). 

Até a próxima sexta-feira (25), o evento reunirá cerca de 1500 educadoras e educadores de todo o país para debater o atual momento da educação pública brasileira.

A mesa de abertura contou com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina, e a presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Maria Lúcia Falcón.

Outras autoridades como a embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Urdaneta, e o conselheiro político da embaixada de Cuba no Brasil, Rafael Hidalgo, também estiveram presentes.

 

zumbi.jpg

Clique aqui para ver mais fotos do encontro 

Passados 18 anos da primeira edição que aconteceu em 1997, o 2° Enera se consolida como um espaço de articulação entre os trabalhadores da educação na disputa de um projeto de educação que garanta a formação dos sujeitos nas diferentes dimensões humanas, numa perspectiva de libertação e transformação.

Para Edgar Kolling, da coordenação nacional do setor de Educação do MST, vivemos num período de crise em que o capital precisa pensar novas formas de se reproduzir, e uma destas formas é o avanço cada vez maior sobre a educação.

“Elegemos um programa de governo, e na prática estamos vivenciando outro; a luta de classes se acirrou. O atual ajuste financeiro diminuiu ainda mais os recursos para educação, para a saúde, para o transporte. Em suma, diminuiu ainda mais a qualidade de vida do povo brasileiro. Esses mesmos ajustes, por outro lado, não diminuíram o custo para os capitalistas que dominam o projeto financeiro. Infelizmente, aqui no Brasil, é sempre o trabalhador quem sangra”, ressaltou Edgar.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o 2° Enera

Já o Ministro do MDA, Patrus Ananias, reiterou a importância de se pensar na educação do campo de forma a atender as suas demandas e particularidades.

“Encontros como esse são fundamentais para pensarmos a educação brasileira e a função da terra. O Enera se transformou num espaço solidário, de cooperativismo e de construção de uma sociedade nova, livre do egocentrismo. O conhecimento compartilhado é um caminho fundamental para que tenhamos pessoas cada vez mais autônomas, conscientes e emancipadas, que sejam talhadas nas conquistas sociais e coletivas”, salientou.
 

guarda chuva.jpg

Ananias também reafirmou o compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff de assentar, até o final de seu mandato, as 170 mil famílias que hoje vivem debaixo da lona preta em todo o país.

“Mantemos o compromisso de até o final do governo Dilma tirar debaixo da lona todas as famílias que hoje lutam por terra no Brasil. Essa é uma de nossas prioridades”, afirmou o Ministro.

Já ministro da educação, Renato Janine, criticou o fechamento massivo das escolas no campo, e se comprometeu a criar acordos e portarias que fortaleçam a lógica educacional do campo.

“Não podemos admitir que esse número de escolas sejam fechadas sem que existam estudos preliminares que indiquem o impacto que isso causa nas comunidades do campo. Comprometo-me a criar grupos de estudo e apoio para que essa lógica seja quebrada”, afirmou.

 

enera_canção.jpg

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, ressaltou a ofensiva do capital sobre a educação.

“O Estado brasileiro fez uma opção pelo modelo empresarial de educação. A lógica que opera hoje na educação é a lógica do custo benefício e da produtividade”, afirmou.

Ainda para Stedile, o Enera faz parte de uma construção coletiva de libertação do povo que cada vez mais está submetida a uma lógica mercantilizada ditada por grandes grupos financeiros.

“Só o conhecimento liberta derradeiramente as pessoas, o povo tem que controlar o seu território e sua educação. Dentro disso, estão a Reforma Agrária e a educação no campo que não é tema somente dos camponeses e, sim, de todo o povo”, disse.
 

enera_abertura2.jpg

Perspectivas

O 1° Enera se constituiu num espaço de apresentação pública das experiências formativas e educativas do MST, e também um espaço de reivindicação e luta pelo acesso ao direito de estudar no campo em condições dignas. Também trabalhou uma proposta educacional que considerasse a especificidade, diversidade e a perspectiva de projeto defendido por estes sujeitos.

Passado quase 20 anos desta primeira experiência, os desafios continuam neste 2° Enera, mas num contexto ainda mais complexo, de avanço e hegemonia do agronegócio, disputando os territórios materiais e imateriais com os sujeitos que vivem e reproduzem a vida no campo.

O segundo encontro está colocado neste contexto de avanço da disputa do capital também pela educação pública do nosso país.

Trata-se também de um momento de acirramento da luta de classes, em que o grande desafio é construir unidade em torno de uma educação pública e popular, e de um projeto de país que supere o atual estágio de desigualdade.