“A solidariedade é a mais bela qualidade do ser humano”, afirma Stedile

Além de diversas organizações e personalidades, um grupo de sete senadores também manifestaram seu apoio durante as atividades no plenário da casa.

Júlio Cerqueira MST 2008.jpg

Da Página do MST

Estão sendo inúmeras as mensagens de pessoas se solidarizando com o membro da coordenação nacional do MST, João Pedro Stedile, após ser insultado no aeroporto de Fortaleza (CE), na noite da última terça-feira (22).

A eles, Stedile tem afirmado que “a solidariedade é a mais bela qualidade do ser humano”.

Chico Buarque de Hollanda, o ex-ministro das comunicações, Franklin Martins, Anita Prestes, Frei Beto, o cantor uruguaio Daniel Viglieti, o economista Márcio Pachmann e dezenas de organizações de todo o mundo são apenas algumas das pessoas que se manifestaram até o momento.

Nesta quarta-feira (23), um grupo de senadores subiram na tribuna para também manifestar sua solidariedade ao episódio. O Senador Roberto Requião (PMDB – PR) disse que temos que “ser tolerantes com os conflitos e as crises sociais, mas a tolerância só não pode suportar a intolerância. Isso tem que ter um fim. A mais absoluta e completa solidariedade ao amigo e companheiro Pedro Stédile”.

O senador Lindbergh Farias (PT – RJ) colocou a necessidade de se apurar o ocorrido. “É preciso aqui responsabilidade, inclusive porque esse episódio do Ceará não é um episódio qualquer. Quem esteve à frente, organizando e divulgando nas redes, tem nome, chama-se Paulo Angelim e é filiado ao PSDB”, disse.

O Senador Paulo Paim (PT – RS)  afirmou que Stedile “é um intelectual, um pensador que expressa o seu ponto de vista, claro, sempre do lado dos sem-teto, dos sem-terra, dos mais pobres, daqueles que mais precisam. Quem pensa diferente que pense; agora, agressão, não. Intolerância, não podemos admitir de jeito nenhum.

Além destes, os senadores Humberto Costa (PT – PE), Fátima Bezerra (PT – RN), Antonio Carlos Valadares (PSB – SE) e José Pimentel (PT – CE) também se manifestaram.

No manifesto divulgado por diversas organizações sociais e personalidades, no entanto, os movimentos atentam para o fato de que “a agressão sofrida pelo companheiro Stedile, não se limita a um ataque individual, ou somente ao MST. Esta agressão só pode ser compreendida como parte de uma ofensiva conservadora da direita na sociedade que busca criminalizar e intimidar todos/as aqueles/as que lutam por um Brasil justo e soberano.”