Sem Terra conquistam liberação de recursos Mato Grosso do Sul

A verba será destinada para implementação da rede de esgotos e construção de estradas na região dos assentamentos.

Reunião_IncraMST (1).JPG

 

Por Karina Vilas Boas
Da Página do MST

Na tarde da última sexta-feira (2), a direção do (MST-MT) se reuniu com representantes Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), com o prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, com o secretário de Planejamento, Geraldo Alves dos Santos, além de outros representantes da administração municipal, para firmar uma parceria no valor de R$ 1,5 milhões para implantação da rede de água no assentamento Nazaré, que fica localizado próximo a BR 163, dentro da área distrital de Sidrolândia.

Além disso, o Movimento também debateu a destinação de R$ 2 milhões para a recuperação de estradas no assentamento Itamarati, que fica localizado no município de Ponta Porã.

A agenda e a liberação dos recursos acontecerá após a ida de representantes do MST de MS à Brasília, no dia 16 de outubro.

 

De acordo com Jonas Carlos da Conceição da direção nacional do MST, que esteve em Brasília nas articulações para a liberação dos recursos, a consolidação da conquista é uma vitória para as famílias assentadas e fruto de muito esforço do MST.

“Algumas coisas são fundamentais para sobrevivência, dentre elas a água, portanto a liberação do recurso é fundamental para garantir a qualidade de vida das nossas famílias, ressaltando também que essa conquista é fundamental para garantir a produção, que é o sonho dos nossos assentados”, disse.

Conceição, ressalta que a melhoria das estradas é de suma importância para o escoamento da produção.

“Hoje na Itamarati já se colhe cerca de 2.300 milhões de sacas de soja, 2 milhões de milho e se produz 50 mil litros de leite por dia e essa produção precisa ser escoada, nesse sentido a qualidade das estradas são fundamentais”, ressalta.

Os recursos já foram empenhados e devem ser aplicados até o final do ano.