Sem Terra participam de audiência no Incra para tratar de reivindicações do MST no RS

Os Sem Terra cobram do Incra a destinação das duas áreas para fins de reforma agrária.

 

Da Página do MST 

Na manhã desta terça-feira (20), integrantes do MST participam no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), de uma audiência para tratar sobre o futuro das famílias Sem Terra que ocupam áreas nos municípios de Santana do Livramento, na região da Fronteira Oeste, e de São Lourenço do Sul, na região Sul, ambas no Rio Grande do Sul.

A reunião contará com representantes dos dois acampamentos do MST; o diretor do Instituto, Roberto Ramos; e do prefeito de Santana do Livramento, Glauber Lima e parlamentares locais.

Os Sem Terra cobram do Incra a destinação das duas áreas para fins de reforma agrária, pois ambas são improdutivas – a de São Lourenço do Sul está a cerca de dois anos sem algum tipo de produção, nesse sentido, ela é passível de desapropriação por não cumprir a sua função social.

 

Ocupações

Em Santana do Livramento, a ocupação ocorreu no final da tarde deste domingo (18), quando cerca de 400 famílias Sem Terra se instalaram em uma área de 518 hectares, localizada entre os assentamentos São João do Ibicuí e Dom Camilo. Conforme os acampados, a fazenda não possui denominação e até o momento não foi localizado o proprietário.

 

Já em São Lourenço do Sul, em torno de 400 famílias ocupam a Fazenda Sol Agrícola desde a madrugada desta segunda-feira (19). O latifúndio é de um fazendeiro chinês e possui cerca de 750 hectares.