Produção orgânica do RS será comercializada na 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em SP

Cerca de 15 cooperativas do estado gaúcho comercializaram seus produtos durante os quatro dias de evento.

 

arroz_mat.jpg
 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

Cerca de 30 toneladas de alimentos produzidos por famílias assentadas no Rio Grande do Sul serão comercializadas na 1ª Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece de 21 a 25 deste mês, em São Paulo.

O evento será realizado no Parque da Água Branca deve reunir mais de 500 agricultores de 23 estados e do Distrito Federal.

De forma indireta, cerca de oito mil famílias assentadas da Reforma Agrária no estado gaúcho e associadas de 15 cooperativas do MST participarão da feira.

Durante os quatro dias quem passar pelo Parque vai encontrar desde produtos típicos da tradição gaúcha, como erva-mate, cuia e bomba para chimarrão, até sucos, geleias, hortaliças agroecológicas, produzidas pela Bionatur e grãos. Todos alimentos orgânicos produzidos no Sul do país.

De acordo com Salete Carollo, do setor de produção do MST, a feira, aliada à produção de alimentos saudáveis, representa uma estratégia que preserva os recursos naturais e propicia mais qualidade de vida aos produtores e consumidores.

“A feira é uma oportunidade que a população da cidade tem de levar para casa mais saúde e vida, além de conhecer o trabalho realizado por centenas de famílias assentadas em áreas da reforma agrária”, explica Salete.

Além da comercialização de alimentos, a Feira será palco de shows, intervenções culturais, seminários e praça de alimentação com comidas típicas de cada região do Brasil.

Do RS, estarão comercializando alimentos produzidos em assentamentos do MST representantes das cooperativas dos Trabalhadores Assentados do Rio Grande do Sul (Cootap); de Produção Agropecuária dos Assentados de Charqueadas, (Coopac); de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat); dos Produtores Orgânicos da Reforma Agrária de Viamão (Coperav); de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan); Agrícola de Produção, Comercialização e Prestação de Serviços (Coopercampo); Agropecuária e Laticínios Pontão (Cooperlat); Regional dos Agricultores Assentados (Cooperal); Agroecológica Nacional Terra e Vida (Conaterra); de Comercialização e Prestação de Serviços dos Assentados da Região Sul (Coopersul); Terra Nova, de Piratini; de Produção Agropecuária Vista Alegre (Coopava); Regional da Reforma Agrária Mãe Terra (Cooperterra); Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Coperforte); e Bionatur Sementes Agroecológicas.