Movimentos sociais do campo ocupam secretaria Estadual de Educação do ES

A pauta apresentada contém sete pontos específicos como abertura de escolas indígenas e educação específica para a comunidade quilombola.

IMG-20151105-WA0005.jpg

 

Da Página do MST 

 

Na manhã desta quinta-feira (5), cerca de 500 militantes dos movimentos sociais do campo ocuparam a Secretaria Estadual de Educação em Vitória, Espírito Santo. 

Participaram da ação MST, Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA),  a Regional das Associações dos Agricultores e Agricultoras dos Centros Familiares de Formação em Alternância do Espírito Santo (Raceffaes), a Comissão Pastoral da Terra, (CPT), representantes de movimentos quilombolas, indígenas,  estudantes das licenciaturas em educação do campo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), representantes dos sindicatos urbanos.

Os manifestantes cobram a resolução das demandas apresentadas na pauta unificada dos movimentos sociais do campo que foi entregue em junho de 2015 ao mesmo secretário. 

O documento contém sete pontos específicos como abertura de escolas indígenas, educação específica para a comunidade quilombola, turmas de educação para jovens e adultos no campo e que as escolas rurais deixem de ser fechadas.

Entre as solicitações também estão o compartilhamento de responsabilidades entre estados e municípios para garantir o ensino fundamental à população está definido na Constituição Federal, aprovação pelas Secretarias Municipais e Superintendências Regionais de Educação de calendário específico para as escolas organizadas por meio da Pedagogia da Alternância. 

A publicação das organizações curriculares específicas das escolas estaduais do campo, indígenas e quilombolas, no âmbito das Secretarias Municipais e Estadual.

E a permanência de medidas como o estabelecimento de número mínimo de estudantes para a constituição de turmas e a resistência do reconhecimento da Pedagogia da Alternância. 

As organizações sociais serão recebidas na tarde desta quinta-feira pelo Secretário Estadual de Educação, Haroldo Correia Rocha.