No Pará, Sem Terra debatem produção agroecológica

O atual modelo de agricultura e os desafios nos assentamentos da região foram temas que orientaram as reflexões durante o encontro.

encontro regional de produção - Regional Cabana- Castanhal- Pará nov 2015 (6).jpg

 

Por Viviane Brigida
Da Página do MST

 

Entre os dias 12 e 14/11 Sem Terra se reuniram no encontro Regional do Setor de Produção no Assentamento João Batista, no município de Castanhal, no Pará. 

Agroecossistemas, modelo de agricultura, produção de sementes e alimentos saudáveis e os desafios nos assentamentos da região foram temas que orientaram as reflexões durante o encontro. 

Os trabalhadores também puderam vivenciar durante o encontro a experiência do Sistema Agroecológico em Produção Orgânica (SAPO).

A força política em seu território

Para os camponeses Sebastião Lopes e Teófila Nunes, a agroecologia potencializa a luta dos trabalhadores no campo. 

“São as experiências agroecológicas que fortalecem a luta e vem construindo um novo território social e cultural nos assentamentos de Reforma Agrária. Nossos agroecossistemas são ferramentas para combater também o modelo do agronegócio no campo. São eles nossos espaços de fortalecimento contra o capital no território em que vivemos” afirmou Lopes. 

Já para Teófila, iniciativas como essa também contribuem para potencializar educação no campo. 

Várias são as práticas agroecológicas aliadas à educação nos assentamento da região. Nos educar para a vivência política e social a partir da agroecologia, é transformar o nosso modo de vida. A diversificação é uma construção, um processo.” acredita Teófila Nunes. 

 

encontro regional de produção - Regional Cabana- Castanhal- Pará nov 2015 (2).jpg

 

Agroecologia na Amazônia

Dentre os temas trabalhados durante o encontro estava a agroecologia e o camponês na região amazônica. 
O professor William Assis do Núcleo de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Pará (NCADR/ UFPA) contribuiu nas reflexões sobre o tema e seus desafios. 

“O conhecimento, paciência, planejamento são elementos importantes para compreensão coletiva. A forma de lidar com a natureza define o mundo ao nosso redor. O princípio da agroecologia é sempre tentar encontrar o equilíbrio.” destacou Assis.

Ao final do encontro, os participantes levantaram questões para o avanço da organização do setor de produção bem como no avanço da produção nas áreas de acampamentos e assentamentos da regional.