Juventude do Campo ocupa rodovia por melhorias na educação do campo

Cerca de 270 jovens estão sofrem com a falta de professores/as do ensino técnico na região.

12321294_170778023276735_4406428384485979231_n.jpg

 

Por Jailma Lopes
Da Página do MST

Fotos: Teatro Raízes Nordestinas

 

Nesta quinta feira (10), estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional José Brandão de Castro, localizado no assentamento Poço Redondo, região do alto-sertão de Sergipe, ocuparam a rodovia estadual 206, reivindicando o cumprimento da pauta de melhorias para escola ao governador do estado, Jackson Bernado (PMDB).

Segundo, José Adriano, estudante egresso do centro e militante do MST, “a juventude que está cansada com o descaso e a falta de respostas do Governo do Estado, cientes da visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, que em comitiva com vários representantes de órgãos do estado, seguia para o assentamento Jacaré Curituba, oficializar a entrega de uma cooperativa, fecharam a BR 206, até a chegada do ministro, como forma de pressionar o governador do estado e dar visibilidade a realidade da escola”.

No entanto, nem o governador, nem o seu secretário de educação, que recebeu a pauta de reivindicações há cerca de um ano, acompanhavam o ministro nessa viagem.

Mas as e os estudantes, conseguiram dialogar com o ministro, em que foi lida uma carta endereçada ao governador, e o mesmo se comprometeu a entrega-lo e solicitar o cumprimento da pauta. 

Além do ministro, a comitiva, contava com a presença do atual superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), André Bonfim, para quem também as e os estudantes endereçou uma carta, solicitando apoio, e reivindicando a implantação de cursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Tal que o mesmo, agendou, para a próxima quinta-feira (17/12), uma visita e reunião na escola.
A manifestação das e dos estudantes, contou com o apoio do MST, MPA e PJR, que assumem compromisso com a luta em defesa do centro e a educação do campo.

São cerca de 270 jovens matriculados da região, de oito municípios, que estão sendo prejudicados com a falta de professores/as do ensino técnico, e demais profissionais para garantir o funcionamento das escolas.

A manifestação durou cerca de uma hora, mas a juventude encaminha como palavra de ordem: “vinte dias sem solução, voltamos a fazer ocupação.”

Centro Estadual de Educação Profissional José Brandão de Castro

O Centro Estadual de Educação Profissional José Brandão de Castro, é fruto de lutas dos movimentos populares do alto-sertão de Sergipe – MST, MPA, PJR, comunidades ribeirinhas, de pescadores artesanais, remanescentes de quilombolas e tribo indígenas.

Situado no assentamento Queimada Grande, em Poço Redondo – Se, área de reforma agrária, desde 2005, é responsável por promover formação técnica em agropecuária e agroindústria, integrada ao ensino básico médio e subsequente, a juventude, filhas e filhoes de trabalhadoras e trabalhadores da região.

No entanto, atualmente, o centro funciona em um prédio novo, que sequer, foi inaugurado, estando sob uma série problemas estruturas. Algumas instalações não foram feitas, outras não foram concluídas, inviabilizando o funcionamento efetivo.

Segundo, um estudante, “hoje dormimos em salas de aulas, que são utilizadas como dormitórios improvisados, e a informação que temos é que não há recurso para conclusão nem para as obras, a alimentação está precária, tem faltado alimentos constantemente, que tem inclusive acarretado a paralisação das atividades.

Além disso, há seis meses estamos sem aula do curso técnico, porque o governo não renovou os contratos dos professores, nem há previsão de edital para que isso aconteça.”