No RS, curso de Formação de Dirigentes da Juventude chega à sua 6ª edição

Nova turma terá cerca de 70 jovens acampados e filhos de assentados da região Sul do Brasil
Curso é realizado desde 2011. Na foto, uma das primeiras turmas em aula no Iterra..jpg
Curso é realizado desde 2011. Acima, uma das primeiras turmas em aula no Iterra.

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

Cerca de 70 jovens acampados e filhos de assentados da região Sul do Brasil participarão da sexta edição do ‘Curso de Formação de Dirigentes da Juventude Ernesto Che Guevara’, no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), em Veranópolis, na Serra do Rio Grande do Sul.

O curso começa nesta quarta-feira (13) e se encerra no próximo dia 29. Conforme Danieli Cazarotto, do Coletivo de Juventude do MST/RS, o intuito é fazer com que os jovens acumulem conhecimentos em torno de diversos assuntos e tornem-se referências e dirigentes em suas respectivas regiões.

“Queremos renovar nossos militantes e fazer com que eles estejam cada vez mais presentes dentro do MST, mas com uma consciência crítica e política das coisas, e que consigam se posicionar sobre a conjuntura e outras questões sociais e interferir na realidade em que eles vivem. Também será uma oportunidade para troca de experiências, motivação e recarregar nossas energias”, adianta Danieli.

Em 16 dias de curso, os participantes contarão com vasta programação que abrange desde a formação política e métodos organizativos do Movimento até oficinas de Agitação e Propaganda, com mística, teatro e batucada.

Além disso, ocorrerão debates específicos sobre a Questão Agrária e História do MST; Juventude: desafios políticos e organicidade; Reforma Agrária Popular; Indústria Cultural e Cultura de Massas; Gênero e lutas de classes; Internacionalismo e a História das Revoluções Latinas, entre outros.

Che Guevara

Outro tema a ser trabalhado com a nova turma envolve Ernesto Che Guevara, líder revolucionário que, através de sua história e simbolismo, inspira ainda nos dias de hoje a juventude Sem Terra.

Neste sentido, haverão espaços de estudo e debate sobre o legado e a importância que Che teve para a América Latina e outros países, como na construção da Revolução Cubana, além de exibição de filmes relacionados à vida do guerrilheiro heroico.

“A juventude Sem Terra se identifica muito com Che. Isto nos motivou a homenageá-lo em nosso curso de formação e a estudar essa simbologia que ele representa”, explica Gerônimo Pereira da Silva, do Setor de Formação do MST/RS.

O Curso de Formação de Dirigentes da Juventude Ernesto Che Guevara é realizado sempre no mês de janeiro pelo Coletivo de Juventude e Setor de Formação dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, com o apoio do Iterra. Sua primeira edição aconteceu no ano de 2011.