Em Porto Alegre, escola de samba faz homenagem a Adão Pretto e à agricultura familiar

Samba-enredo será apresentado no Carnaval de Porto Alegre (RS), na madrugada do dia 7 de fevereiro.

Foto Leandro Molina.jpg

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

Fotos: Leandro Molina 

Por meio de uma iniciativa da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, do município de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, Adão Pretto, ex-deputado e um dos fundadores do MST, será homenageado no Carnaval da Capital gaúcha deste ano.

A homenagem se dá pelo envolvimento que o parlamentar – falecido em 2009 – teve com a Vila Santa Isabel ao se mudar com sua família de Miraguaí, no Noroeste do estado, em 1986, para assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e também por algumas das principais bandeiras defendidas por ele: a agricultura familiar e a produção de alimentos saudáveis.

“A nossa família sempre teve um compromisso com Viamão, em especial com a comunidade da Santa Isabel, que nos acolheu quando o pai foi eleito e fomos morar lá. É uma alegria muito grande ver esta homenagem, não só ao primeiro colono que se tornou deputado, mas ao importante e estratégico trabalho de agricultura familiar”, diz Adão Pretto Filho, filho mais novo de Adão.

Em relação à alimentação saudável, o presidente da escola, Cléber Tavares, afirma que “a produção de alimentos em grande escala tem propósito comercial e alto índice de uso de agrotóxicos”, o que causa danos aos seres vivos e ao meio ambiente. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cada brasileiro consome em média 7,5 litros de veneno por ano.

“O que caracteriza essa questão da agricultura familiar também são as lutas travadas pela terra e as formas de produção, e nesse processo surgem várias lideranças. Adão Pretto, além de ser referência de luta, teve um vínculo muito grande com nossa comunidade. É por seu legado e convívio que teve conosco que optamos por homenageá-lo”, explica Tavares.

Foto Leandro Molina (3).JPG

Outro motivo que levou a escola a destacar o tema da agricultura familiar no Carnaval de Porto Alegre é a importância do campo e a sua relação com a cidade. A comunidade levou em conta o fato que 70% dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros são produzidos por agricultores familiares, e que é na pequena agricultura que acontece a maioria dos empregos no campo.

“O que se ganha em economia no modelo convencional e na grande produção se perde em saúde da população. Então nós defendemos a produção orgânica e de alimentos saudáveis, e é por isso que vamos celebrá-la”, justifica.

A Escola de Samba Unidos de Vila Isabel desfilará no Grupo Especial do Carnaval de Porto Alegre, no sambódromo do Complexo Cultural Porto Seco, às 3h15min do próximo domingo (7), com um enredo que mostrará a natureza, pequenas propriedades, a crítica à monocultura e a trajetória de lutas no campo na figura de Adão Pretto.

Serão em torno de 1500 pessoas desfilando – entre elas, acampados, assentados da Reforma Agrária, familiares e amigos de Adão –, num conjunto de quatro carros alegóricos, 19 alas e uma bateria com 180 integrantes.

Foto Leandro Molina (2).JPG

Abaixo confira o samba-enredo da escola:

Brava gente guerreira: As mãos que alimentam a nação brasileira

Autores: Douglas Ananias, Marcelo Trindade, Vinícius Souza, Gabriel Trindade e Alisson Santiago
Intérprete: Anderson Luis

Oh! Brava gente guerreira que vem de lá
Sou da Vila, sempre Vila, vamos à luta
Sangue que corre nas veias
Mãos que alimentam a nação
Vem com a tricolor de Viamão

Brasil, terra abençoada
És inspiração do meu cantar
Tudo que se planta dá, tudo aqui floresce
Comida na mesa não vai faltar
Vem ver, juntos vamos buscar uma vida saudável
Família vai te mostrar
Nos campos a felicidade
De gente humilde que sempre quis
Igualdade e fartura a todos, energia do povo
Agricultura do país

Pomba branca a voar, semeia
Prosperidade para o nosso lar
Cultivar, plantar, amar, colher
A esperança do amanhecer

Mas, afinal, me diga por que
Insiste em prevalecer a produção que envenena e mata
Se existe neste lugar quem faça com o coração?
Caleja as mãos e alimenta a alma
Glórias de um agricultor, herança de um vencedor
Gaúcho fiel a lutar, Adão a nos guiar do céu
Nessa jornada a caminhar
Vamos te homenagear com nossa Vila Isabel