No norte da BA, Sem Terra traçam metas e constroem planejamento para o ano

Assentado a nove anos no Beira Rio, Antônio Queiroz disse que a meta de seu assentamento é transformar toda a produção em orgânica.

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Entre os dias 5 e 6 de fevereiro, cerca de 50 militantes do MST realizaram o Encontro Intersetorial da Brigada Pau de Colher, no Assentamento Beira Rio, no município de Casa Nova (BA).

De acordo com Teixeira, da direção estadual do Movimento, o encontro cumpriu o objetivo de traçar metas e realizar um amplo planejamento organizativo. 

Para isso, foi dado ênfase ao contexto histórico de luta do MST a nível nacional, estadual e regional.

Durante os dois dias foram debatidos os princípios organizativos e o método coletivo de condução das lutas em suas diversas frentes, além de uma análise do atual cenário político. 

“Estamos vivendo momentos difíceis com inúmeras crises. Porém, são das dificuldades que retiramos forças para prosseguir na luta”, afirmou Teixeira.

Já Cícero Oliveira, coordenador do setor de formação do MST na região, disse que o debate da Reforma Agrária Popular é fundamentado na produção agroecológica e precisa ser implementada à organicidade junto aos assentamentos e acampamentos.

Assentado a nove anos no Beira Rio, Antônio Queiroz acompanhou os debates e fala com orgulho do processo de luta que o MST vem construindo na região.

“No assentamento a maioria de nossa produção é orgânica e nossa meta para esse novo ano é chegar a produzir 100% sem agrotóxicos”, concluiu.