Produção agroecológica é tema dos encontros intersetoriais no extremo sul da BA

A produção de alimentos sem veneno e a eliminação do analfabetismo são ações que representam o compromisso dos Sem Terra com a construção de uma sociedade emancipada e soberana.

8 (1).JPG
 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Cerca de 180 trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra da Brigada Joaquim Ribeiro deram início à Jornada de Encontros Intersetoriais no Extremo Sul da Bahia, entre os dias 11 e 12/02.

O encontro foi realizado no Assentamento Rosa do Prado, em Prado, e teve o objetivo de fortalecer a construção da agroecologia como ferramenta primordial na defesa da Soberania Alimentar e de enfrentamento ao modelo de produção do capital.

Evanildo Costa, da direção nacional do MST, refletiu sobre a conjuntura política agrária do país e sobre a importância da produção agroecológica diante das contradições sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo modelo do agronegócio.

Já Valquiria de Jesus, da direção estadual, acredita que os encontros intersetoriais possibilitam fortalecer e mobilizar os trabalhadores, assim como, recuperar a mística de luta contra o projeto hegemônico do capital.

“Os encontros são ferramentas que permitem alinhar o debate e o desenvolvimento de ações simultâneas de implementação da agroecológia em todas nossas áreas”, explicou Valquiria.

Agroecologia como modo de vida

Frente a realidade e as contradições vividas pela sociedade, durante o encontro os trabalhadores reafirmaram a importância da realização de ações concretas capazes de fortalecer a luta pela terra e atingir o capital.

Pontuaram ainda, a importância e o fortalecimento da campanha “MST pela vida, agrotóxico zero” e “Analfabetismo Zero” para construção da agroecologia na região.

De acordo Paulo Cesar, da direção estadual, a produção de alimentos sem veneno e a eliminação do analfabetismo nas áreas da Reforma Agrária são ações que representam o compromisso dos Sem Terra com a construção de uma sociedade emancipada e soberana.