Com mobilização, Sem Terra barram fechamento de escolas em SC

O Secretário da Gerência de Educação, Davi Vargas, assumiu o compromisso de manter as escolas abertas desde que um plano de justificativas seja apresentado.

12715292_1062388450479127_499263988809806285_n (1).jpg

 

Por Fábio Reis
Da Página do MST

 

Em audiência realizada nesta quinta-feira (18) o Secretário da Gerência de Educação (GERED) de Xanxerê, Davi Vargas, assumiu o compromisso de não fechar as escolas EEM Paulo Freire e EEM Semente da Conquista localizadas no assentamento Abelardo Luz.

A reunião aconteceu após 150 pais e alunos Sem Terra realizaram uma manifestação em frente ao (GERED) também na manhã de quinta. 

 

Histórico

No inicio deste ano, A GERED notificou os coordenadores das escolas alegando existir um número muito pequeno de alunos por sala, sendo assim, órgãos propôs  a paralisação de um turno. Mas, segundo os coordenadores das escolas, esse processo implica em mudanças que, entre outras coisas, dependem do transporte das escolas municipais.

“Há uma rotina diferenciada nas nossas escolas, já que muitos alunos moram a cerca de 30km e dependem do transporte das escolas municipais. Muitos desses alunos esperam as aulas começarem para se matricular, tendo em vista esse fato, é quase certeza que o número de alunos irá aumentar ao retornar as aulas” comenta Edilaine Vieira do setor de educação do MST.

Edilaine relata ainda que existem mais de mil alunos nas escolas de ensino fundamental e que é natural que esses jovens estudem nas escolas de ensino médio que ficam próximas umas das outras. Para ela essa tentativa de fechar parcialmente as escolas tende levar ao fechamento completo das instituições no futuro.

Para Irma Brunetto da direção do Movimento, houve uma luta muito grande para conquistar essas escolas, já que no início dos assentamentos em Abelardo Luz, as condições eram precárias, com os alunos tendo aulas em salas de madeira improvisada. Ela ressalta que foram necessários mais de 10 anos para a estruturação das escolas. 

 

Davi Vargas  exigiu que os diretores das escolas realizem as devidas justificativas para sua manutenção Nesse sentido, os pais e alunos permanecem prontos para dar continuidade a luta caso seja necessário.