Sem Terra gravam CD em Santa Catarina
Por Fábio Reis
Da Página do MST
Começou na última semana em Chapecó, Santa Catarina, a gravação do álbum Terra e Arte. O trabalho é resultado de três anos de trabalho, mas também de 31 anos de história do povo Sem Terra em todo o estado.
O processo de construção do CD surgiu após diversas oficinas de músicas iniciadas em 2013, a partir daí, surgiu a necessidade de fazer um resgate das músicas feitas pelos assentados de Santa Catarina.
O resultado foi a seleção de 15 músicas que estão sendo gravadas e que serão reproduzidas e distribuídas gratuitamente em encontros de violeiros em seis municípios do estado.
Foram mais de 20 músicos envolvidos no trabalho que tem como parceiros o Ministério da Cultura, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e uma ementa do Deputado Federal Pedro Ucsai.
Além da gravação do álbum o projeto também prevê a confecção de um livro de poesia e a realização de oficinas de artes plásticas com sementes.
Para Ernesto Puhl Neto, da direção estadual do MST, o trabalho é fruto da luta pela terra, das marchas e dos enfrentamentos da luta de classe. “
As canções animaram as lutas históricas da classe trabalhadora e continua desenvolvendo o seu papel de conscientização política da classe” reafirmou.