Movimentos e organizações populares realizam protestos em toda Bahia

Os movimentos reuniram mais de 800 pessoas numa marcha que saiu pelas rodovias da cidade.

20160311032528.jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

Diversos movimentos populares iniciaram na manhã desta sexta-feira (11), uma grande jornada de luta, fechando BRs, interrompendo serviços públicos e marchando em defesa da democracia, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e contra retrocessos aos direitos dos trabalhadores brasileiros.

Na capital baiana, os movimentos reuniram mais de 800 pessoas numa marcha que saiu da Grande Bahia, pela Avenida Paralela, até a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).

As ações contaram com a participação de trabalhadores do MST, Coletivo de Entidades Negras (CEN), Coletivo Quilombo, Consulta Popular, Movimento dos Sem Teto de Salvador (MSTS), Levante Popular da Juventude, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB), União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), a Esquerda Popular Socialista (EPS-PT) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

No percurso, os movimentos defenderam um projeto político que esteja do lado da classe trabalhadora do campo e da cidade. 

E destacaram ainda a necessidade de continuar realizando ações em todo estado, mobilizando a sociedade baiana em defesa da democracia.

“De um lado, o poder legislativo liderado por Eduardo Cunha e Renan Calheiros tenta construir uma base legal para viabilizar o golpe. Por outro, o judiciário dá manchetes para a mídia construir um sentimento na sociedade favorável a tentativa golpista”.

Evanildo Costa, do MST, afirma que a atuação do Poder Judiciário “quer absolver os verdadeiros criminosos”.

Ele relembra casos de impunidade que vêm se arrastando há décadas: “nós temos o exemplo de Eldorado dos Carajás: são vinte anos do massacre e nenhuma punição. Enquanto isso, passamos por um processo de criminalização constante da classe trabalhadora e de lideranças da esquerda”.

 

Rodovias

Na BR 101 os trabalhadores interditaram na altura de Teixeira de Freitas e Wenceslau Guimarães, na 110, em Paulo Afonso.

A BA 242 em Oliveira dos Brejinhos e Luiz Eduardo Magalhães e a 210, no município de Sobradinho, foram fechadas.

Além disso, a Estrada do Feijão (BA 052), no entroncamento de Cafarnaum, Casa Nova, em frente a Chesf, e Barreiras também foram paralisadas.Mais de 1.500 trabalhadores e trabalhadoras se envolveram nas manifestações.

 

20160311063757.jpg
 

Aterro

Em ação conjunta as lutas em defesa da democracia, o aterro sanitário de Salvador foi fechado com o objetivo de chamar atenção da população “as investidas reacionárias aos direitos dos trabalhadores”.

Houve adesão de todos os funcionários da limpeza urbana, motivando os trabalhadores da capital e de outros municípios. Para o Sindicato de Trabalhadores de Limpeza Urbana da Bahia (Sindilimp-BA), a manifestação foi espontânea e envolveu todo o quadro de funcionários.

De acordo com o vereador Luiz Carlos Suíça (PT), os trabalhadores reconhecem o Lula como liderança do povo pobre e que mudou a vida dos moradores de periferia.

“Foi uma manifestação, onde os trabalhadores reconheceram os avanços de Lula no governo federal com a implantação de inúmeros políticas públicas, seja na área de educação, saúde e lazer, como também, de infraestrutura e transferência de renda”, concluiu Suíça.