Audiência pública na BA impulsiona lutas populares em defesa da Petrobras

“O que está em jogo é uma política conservadora que quer vender o patrimônio brasileiro e beneficiar uma minoria”, disse Rangel, da FUP.

WCS_0518.jpg

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Os símbolos das organizações e movimentos populares que estão protagonizando as lutas pela democracia e contra os retrocessos aos direitos da classe trabalhadora, se fez presente nesta segunda-feira (14/03) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), durante a Audiência Pública que trazia o tema “Em defesa dos Campos Terrestres, Pré-sal e da Petrobrás”. 

Os participantes colocaram em pauta a atual situação da Petrobras e apontaram algumas saídas, “diante da ofensiva conservadora do capital em privatizar e vender os campos terrestres da empresa”, como disseram os petroleiros.

“Defender a Petrobras é defender o Brasil”, foi a palavra de ordem que deu o tom aos debates, que contou com a participação de representantes do MST, Levante Popular da Juventude, organizações sindicais e parlamentares, como o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT-BA) e o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB-BA), dentre outros. 

Estavam presentes também, os diretores da Federação Única dos Petroleiros (FUP), filiados do Sindipetro, Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Além do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

De acordo com José Maria Rangel, da FUP, a Petrobras possui um grande endividamento, mas não está quebrada. “O que está em jogo é uma política conservadora que quer, a qualquer custo, vender o patrimônio brasileiro e beneficiar uma minoria, não revertendo os lucros da empresa, que é pública, em investimentos na educação, saúde, infraestrutura”. 

“Quem investe em nosso país é a Petrobras e não o setor o privado. Nós não vamos permitir a entrega do patrimônio público”, destacou Rangel.

Lutas no dia 18

Aproveitando as mobilizações convocadas pela Frente Brasil Popular por todo o país nesta sexta-feira (18/03), os petroleiros se comprometeram em massificar e levantar a bandeira “O Pré-sal é Nosso”. 

Para o deputado Rosemberg Pinto, a Petrobras precisa continuar sendo um instrumento de desenvolvimento para o Estado brasileiro, e “no dia 18 estaremos na rua defendendo o que é nosso”. 

Defesa da Petrobras

Ao final, foram aprovadas algumas propostas para avançar na luta contra a venda dos campos terrestres e a privatização. 

Um dos pontos encaminhados foi a criação de uma sub-comissão em defesa da Petrobras na Assembleia Legislativa da Bahia, e a convocação de todo o Legislativo do Nordeste para fazer parte da luta contra o desmonte da empresa estatal e a entrega do Pré-sal.

Além disso, os governadores e prefeitos das áreas onde há exploração de petróleo, também serão convocados a criar uma Frente do Nordeste em Defesa da Petrobras. 

Neste sentido, está sendo encaminhada uma reunião com o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, com o presidente da Petrobrás, e a presidente da república, Dilma Rousseff.