Uma nova agroindústria se ergue

Toda produção de cajueiros-anão sustentada e orientada pelo projeto Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento nestes municípios estará escoada para a agroindustrialização.

IMG-20160401-WA0081.jpg

 

Da Página do MST 

A cidade de Delmiro Gouveia é um polo de convivência, de produção e de circulação no Alto Sertão de Alagoas. Agora, com a construção da agroindústria de alimentos do projeto Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento (um patrocínio Petrobras), torna-se também símbolo de um tipo de produção idealizada e conduzida pelos camponeses assentados, num novo marco agroindustrial.

Esta agroindústria nasce para processar e beneficiar a produção de alimentos que vem dos assentamentos de toda a região, englobando os municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Olho D’Água do Casado e Inhapi.

Toda produção de cajueiros-anão sustentada e orientada pelo projeto Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento nestes municípios estará escoada para a agroindustrialização.

Com o sucesso do projeto e o início do processamento e beneficiamento na agroindústria, mais um sonho das famílias pode se consolidar como realidade: a comercialização da produção que chega com mais qualidade à mesa das populações do campo e da cidade.

 

Esta qualificação garante também uma maior renda para as famílias de assentados que se envolveram no projeto, concretizando as práticas do trabalho cooperado e usufruto coletivo.

A agroindústria está erguida, com estruturas construídas no Assentamento Maria Bonita (Km 44 da AL-220), num espaço de 275,41m², contendo galpão de pé direito de 4,5m, abrigando ainda uma câmara fria e área especial para operação das máquinas.

Todo o processo de gestão e execução é conduzido pelas famílias de trabalhadores, em cooperação, e as dependências estão prontas para receberem os equipamentos da agroindústria.