Entidades e organizações se solidarizam com a morte de Sem Terra no Paraná

Anistia Internacional, CPT, MMM, entre outros, lamentaram as mortes e cobraram punição imediata aos culpados.

Da Página do MST

Após o assassinato dos Sem Terra, Vilmar Bordim (44) e Leonir Orback (25), que aconteceu na última quinta-feira (7), no município de Quedas do Iguaçu, diversas entidades e organizações divulgaram apoio e solidariedade ao MST. 

Os textos publicados repudiam os ataques e exigem punição imediata aos responsáveis. 

O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lamentou o ocorrido e  reiterou que “o Incra vem agindo dentro dos princípios da legalidade, amparado pela Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Incra/PR; Procuradoria da União no Paraná e Procuradoria Federal no Paraná, no sentido de arrecadar a área explorada pela empresa Araupel no município de Quedas”. 

A Anistia Internacional ressaltou que é fundamental que as secretarias estaduais de segurança e a Polícia Civil investiguem esses eventos de modo célere e independente e que os policiais envolvidos sejam imediatamente afastados. 

E na figura do diretor executivo da Anistia Internacional Brasil, Atila Roque, afirmou que é sintomático que, às vésperas de se completarem 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 pessoas foram assassinadas e outras 69 ficaram feridas, continuemos a presenciar a escalada de assassinatos no campo”.

 

Para a Frente Brasil Popular e a Frente Povo sem Medo do Rio Grande do Sul, “os assassinatos são parte do atual momento de ameaça ao Estado Democrático de Direito em que vivemos”. 

O Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores lamentou que “o atual governo do PSDB do Paraná, não satisfeito em reprimir professores, utilize a PM não para proteger os mais fracos, mas fazer cumprir os desmandos dos poderosos”.

Em nota afirmaram ainda que tratar-se de “uma tragédia anunciada, uma vez que o acampamento, com cerca de 1.500 famílias e sete mil pessoas, sofre constantes ameaças por parte dos pistoleiros da empresa Araupel com a absoluta conivência do governo do estado do Paraná e da sua PM com longa história de crimes contra trabalhadores”.

Já o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), expressou repúdio à ação policial e exige a apuração transparente dos fatos, com punição dos responsáveis pelos assassinatos e ferimentos.

Em um ato em defesa da democracia com educadores e estudantes, em São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu uma salva de palmas em solidariedade a as vítimas e afirmou que os dois Sem Terra “são vítimas da falta de respeito pelo povo trabalhador nesse país”.

Abaixo seguem as entidades e organizações que divulgaram apoio e solidariedade:

Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)
Anistia Internacional
Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores
Partido dos Trabalhadores Unificados (PSTU)
Associação de Amigos da ENFF
Representantes do XVI Romaria da Terra e das Águas
Lindbergh Farias (PT)
Comissão Pastoral da Terra (CPT)
Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC)
Jeffrey Frank (Associação de Amigos do MST)
Grupo de Pesquisas Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU)/Laboter UFG,
Levante Popular da Juventude
Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Frente Brasil Popular
Frente do Povo Sem Medo
Cáritas Brasileira
Terra Sem Males
LSR (Liberdade Socialismo e Libertação)
Insurgência (PSOL)
Sindicato dos Petroleiros de PR/SC e BA
Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) 
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)
Sindicato dos Bancários
Marcha Mundial de Mulheres (MMM)
Movimento Passe Livre
Osvaldo Russo, conselheiro da ABRA e ex-presidente do INCRA