MST promove a 11ª edição do Acampamento Nacional de Juventude

Atividade é realizada na curva do “S”, onde ocorreu o Massacre de Carajás.
IMG_2365.JPG
Fotos: Daniele Bastos

Por Viviane Brigida
Da Página do MST 

Anualmente, em abril, durante uma semana a mística se renova no acampamento localizado na curva do “S”, em Eldorado dos Carajás.

Lá estão reunidos 500 jovens de norte a sul do Brasil que realizam o 11º Acampamento Nacional da Juventude “Oziel Alves Pereira”. 

A Curva do “S” na BR 155, em Eldorado dos Carajás, foi o local onde 21 trabalhadores rurais foram assassinados pela polícia militar no episódio que ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás. No dia 17 de abril, a tragédia completa 20 anos de total impunidade. 

Para Júnior Santos, membro do coletivo de juventude do MST Pará, as atividades desenvolvidas neste período na Curva do “S” simbolizam um ato de resistência da classe trabalhadora, um resgate da história para que a sociedade não esqueça o que aconteceu ali. “Ao mesmo tempo, o acampamento reitera o direito garantido pela Constituição Federal da Reforma Agrária”, declara.

Santos também avalia que a participação da juventude Sem Terra de outros estados e regiões do país é uma experiência importante do ponto de vista de resgate histórico do Movimento.

“Para jovens que só ouviam falar sobre o massacre, esse é o momento de vivenciar o que não deixamos de lado nunca que é a nossa história”, diz. 

Para o MST Pará, a curva do “S” representa um legado para a Juventude, a continuidade da história dos camponeses e camponesas da região amazônica, do Brasil e para todos os trabalhadores no mundo.

São vinte anos do Massacre de Eldorado dos Carajás! Entre redes, roupas, barracas, cadernos, canetas, bolsas, pratos e colheres, estão também a coragem, a rebeldia e animação da juventude Sem Terra.