“Estamos aqui há quatro anos lutando e resistindo. E daqui não sairemos”

A história do acampamento Abril Vermelho pelos olhos de uma Sem Terra.
edite01.jpg
Maria Cantonilha de Jesus, trabalhadora Sem Terra, do acampamento Abril Vermelho

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Aos 67 anos e com seis filhos adultos, Maria Cantonilha de Jesus, trabalhadora Sem Terra, do acampamento Abril Vermelho, localizado em Juazeiro, no norte da Bahia, aponta a luta pela terra como a única saída para a construção de uma sociedade justa, ao resistir as constantes ameaças de despejo que as famílias da localidade estão sofrendo.

“Eu entrei no movimento quando surgiu o Acampamento Abril Vermelho e foi um amigo, já falecido, que me fez o convite: ‘Maria, você tem muita vontade de sair da rua. Então vamos nos acampar no MST? Eu já estou acampado lá’. Então eu vim e quando cheguei aqui, gostei”, conta Maria.

Maria, que antes de acampar trabalhava vendendo cerveja, doces e salgados nas ruas de Juazeiro, sempre cultivou o sonho de ter um pedaço de chão para plantar e colher o seu sustento.

Ela relembra que toda sua infância foi num sítio. Porém, com a morte de seu pai, o pedaço de chão foi vendido e todos foram sobreviver na cidade.

“As primeiras coisas que me chamaram atenção, quando cheguei no acampamento, foi a alegria das pessoas, a mística, o trabalho coletivo e a possibilidade de plantar e colher”, explica.

Abril Vermelho

A área onde está localizado o acampamento foi ocupada no dia 15 de abril de 2012. Lá, moram cerca de 462 famílias que produzem: cebola, feijão, milho, tomate, pimentão, melão, mandioca, melancia, cenoura, abóbora, banana. As famílias também criam aves e animais de pequeno e grande porte.

Toda produção é comercializada no Mercado Produtor de Juazeiro e nas feiras da cidade e região.

O acampamento possui escola com mais de 100 crianças e adultos matriculados em três turnos diários, além de espaço para ciranda e para culturais da comunidade.

Em 2013, as famílias sofreram um despejo, porém em seguida, os trabalhadores reocuparam e, desde então, resistem as diversas ameaças.

 A área ocupada de 800 hectares pertence a um projeto de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) através do Ministério da Integração.

De acordo com a direção do MST na região, o projeto prevê o fortalecimento da produção agrícola dos pequenos e grandes produtores, porém estava abandonado.

Sobrevivência

Para Maria, o acampamento e a sua roça, onde está produzindo mandioca e banana, lhe garantem dignidade e emancipação econômica.

“Mesmo morando sozinha, eu não deixo de mão a minha plantação e os meus animais. Tudo que tenho foi conquistado com muito suor e luta. Hoje eu aprendi os valores da liberdade”.

“Estamos sofrendo, novamente, uma ameaça de despejo e nós aqui não vamos sair facilmente. Construímos raízes e sonhos. Temos certeza que a terra é pra quem nela trabalha e provamos isso na prática. No sertão temos grande dificuldade de água e aqui, com os perímetros, superamos essa dificuldade. Não é justo deixar toda essa água abandonada, enquanto muitas de nossas crianças sentem sede”, enfatiza.

Na última semana, os trabalhadores receberam a visita da polícia civil que acompanhou o dia a dia das famílias, afim de construir um laudo com parecer favorável ou não a liminar de despejo, que pode ser entregue a qualquer momento.

Enquanto isso, os trabalhadores permanecem acampados produzindo e resistindo, com suas ferramentas de trabalho em punho e gritos de ordem enfatizando a necessidade de se democratizar a terra no Brasil.