Sem Terra desocupam Codevasf em Juazeiro, na Bahia

Os Sem Terra levantaram acampamento e irão aguardar o prosseguimento da pauta reivindicatória.

thumbnail_Tiano 2.jpg

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Em assembleia realizada na noite dessa última quarta-feira (15), os trabalhares e trabalhadoras Sem Terra decidiram desocupar a sede da 6º Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em Juazeiro, no norte da Bahia.

A decisão foi tomada a partir de alguns acordos firmados em reunião entre a superintendente interina da Codevasf, Andrea Arraes, o vereador Tiano Felix (PT) e o articulador político do MST, Jovanildo de Jesus.

Os acordos foram ajustados após audiência pública realizada na Câmara Municipal de Juazeiro em que foi encaminhada à presidência da Codevasf, em Brasília, um documento solicitando uma audiência do MST o com a então presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Reivindicações

A audiência realizada na Câmara foi requerida pelo vereador Tiano e contou com a participação de outros vereadores do município e Curaçá. Na ocasião, foi denunciado o descaso do poder público com os assentamentos e acampamentos, ligados ao MST e ao Projeto Pedra Branca, no Sistema Itaparica, nos municípios de Curaçá e Abaré.

Segundo Tiano, as denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público Federal, para ele: “é importante forçarmos para que o estado brasileiro tome providencias para com a situação de precariedades nessas áreas de Reforma Agrária”.

Os trabalhadores do MST levantaram acampamento e irão aguardar o prosseguimento da pauta reivindicatória e se não houver quaisquer avanços, poderão retomar as ocupações por tempo indeterminado.

 

A reunião com o Incra foi agendada para essa quinta-feira (16), em Salvador – BA.

 

Histórico 

A ocupação da Codevasf em Juazeiro começou no último domingo (13), na avaliação de Jovanildo a ação foi positiva.

“Após quatro dias, conseguimos apresentar nossa pauta junto à Codevasf e Incra. Ainda realizamos uma importante audiência na Câmara Municipal, o que nos fortaleceu e reforçou a importância da luta pela Reforma Agrária no estado”.

 

* Editado por Maura Silva