Agreste de Alagoas recebe Feira da Reforma Agrária

Ao longo desse ano, o MST deve realizar feiras em mais três municípios do estado.
Junqueiro.jpg

 

Da Página do MST 

De 29 de junho a 1º de julho, trabalhadores e trabalhadoras rurais levantam suas barracas e levam ao centro da cidade de Junqueiro em Alagoas, os frutos da luta pela terra.

Banana, abacaxi, macaxeira, inhame, laranja, abóbora, entre outros produtos serão comercializados a preço justo, abaixo do encontrado no mercado convencional.

“Na Feira da Reforma Agrária a população de Junqueiro tem a possibilidade de comprar os produtos direto da mão do camponês, eliminando a figura do atravessador nesse processo de comercialização”, disse Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Débora destaca também a relação da produção encontrada na Feira com a saúde da população. “A nossa saúde está extremamente relacionada com o que comemos, e aqui, com os produtos vindos direto dos acampamentos e assentamentos, temos a garantia de que eles foram produzidos sem o uso de veneno, diferente dos alimentos que encontramos nos mercados convencionais nas cidades”, disse Nunes, que também integra o Setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do MST.

Para Margarida da Silva, da direção nacional do MST a Feira é um importante instrumento de diálogo com a sociedade em torno do debate da Reforma Agrária. “Além de cumprir a tarefa da comercialização, vir para as cidades na Feira que tem a nossa cara e o nosso jeito, possibilita que a gente estabeleça um importante diálogo com o conjunto da sociedade. Aqui todos enxergam concretamente os frutos da luta pela terra”, disse.

“Ocupamos a cidade com a nossa produção, com as nossas conquistas e dialogamos com o povo todas as dimensões da vida no campo”, afirmou Margarida.

Todas as noites a Feira da Reforma Agrária em Junqueiro deve receber diversas atrações culturais da região. Ao longo desse ano, o MST  deve realizar feiras em mais três municípios do estado, além da já tradicional Feira da Reforma Agrária em Maceió, que em setembro, completa 17 edições.