MST realiza mutirão de saúde no assentamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas

As atividades contaram com o apoio da secretaria de saúde do município, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Escola de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto
WhatsApp Image 2016-09-27 at 08.37.49 (1).jpeg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

O assentamento Bela Manhã, localizado em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, recebeu na manhã desta última sexta-feira (23), um grande mutirão de saúde preventiva com diversas orientações médicas visando a construção de uma vida saudável.

 

As atividades contaram com o apoio da secretaria de saúde do município, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Escola de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, o que garantiu o acesso das famílias assentadas a atendimentos com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, dentistas, fisioterapeutas e etc.

De acordo com Gleison Alves, apoiador da Atenção Básica, em Teixeira, essa parceria é de suma importância porque conseguiu trazer diversos profissionais e detectar problemas que na maioria das vezes passam despercebidos. “Conseguimos garantir um serviço diferenciado porque geralmente não temos tantos profissionais reunidos em prol da população”.

WhatsApp Image 2016-09-27 at 08.37.41 (1).jpeg

Saúde é um direito

Pensando nisto, a direção do Movimento na região, afirmou que o mutirão ajudou no acesso direto das famílias aos profissionais de saúde, tendo em vista que demoraria um tempo para que cada assentado ou assentada pudesse resolver algum problema específico.

Para Paulo Sabroza, da Escola Nacional de Saúde Pública, o mutirão ajudou a identificar os principais problemas de saúde da comunidade e fazer uma grande articulação com o sistema municipal de saúde. Já o jovem Nelci Trindade Lopes, assentado no Bela Manhã, pontuou que a equipe de saúde foi de grande valia. “Nem sempre e fácil ter um contato com profissionais nessa quantidade e variedade em um só dia”.

Lopes avaliou ainda que esse momento foi de extrema importância às famílias, “porque as vezes a condição financeiras e da própria logística nos impedem que o povo tenha o atendimento devido e com a qualidade que merece”.