Feira da Reforma Agrária chega ao centro do Rio com produtos saudáveis

Desde 2015, a Lei 59999, de iniciativa do deputado Renato Cinco, “reconhece como de interesse Cultural e Social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes”

 

15032702_1308439435895434_4208836796890826375_n.jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do Rio de Janeiro 
Da Página do MST 

Entre os dias 05, 06 e 07 de dezembro será realizada a VIII Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. 

Este é um evento de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar camponesa dos Assentamentos da Reforma Agrária, realizado pelo MST em parceira com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Durante os três dias serão comercializadas mais de 100 toneladas de alimentos, com inúmeros produtos oriundos de assentamentos da Reforma Agrária no estado. 

Segundo a coordenação do Movimento, “a diversidade dos alimentos oferecidos surpreende os que passam pela Feira: quantas vezes pensamos nas outras possibilidades de arroz para além do branco?”

A feira traz vários tipos de arroz, suco de uva integral, frutas, polpas de frutas, feijão vermelho e de corda, sucos, legumes, verduras, produtos derivados de cana-de- açúcar (açúcar mascavo, melado, rapadura), ervas medicinal, fitoterápicos e fitocosméticos.

Confira aqui o evento no facebook e participe! 

Assentados e assentadas organizados em cooperativas, associações e grupos coletivos de todo o estado estarão presente no evento. A estimativa é que cerca de 120 agricultores do Rio de Janeiro e representações dos demais estados do Sudeste do Brasil estejam presente e divulguem suas produções in natura e industrializadas pelas cooperativas da Reforma Agrária.

A agroecologia é um dos princípios do movimento, por isso, parte da produção que vem dos assentamentos são agroecológicos. O trabalho é construído na perspectiva de que os assentamentos do Movimento façam a transição completa da agricultura convencional para a agroecológica, compreendendo que a agroecologia visa, sobretudo, garantir a segurança e a soberania alimentar dos agricultores e da sociedade.

Além disso, a programação estará recheada de shows, intervenções culturais, seminários e oficinas que abordarão temas como a questão dos Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana, Soberania Alimentar, a produção de Fitoterápicos e Fitocosméticos, entre outros.

História da Feira

Em 2013, a Feira da Reforma Agrária no Rio de Janeiro foi batizada com o nome de Cícero Guedes como uma homenagem ao agricultor e militante do MST, assassinado por pistoleiros no dia 25 de janeiro do mesmo ano, nas proximidades da Usina Cambahyba, no Município de Campos dos Goytacazes. 

Além de ter sido uma grande liderança na luta pela Reforma Agrária, Cícero Guedes era uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava em seu lote no Assentamento Zumbi dos Palmares. Foi também um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

No ano de 2015, a Lei 59999/2015, de iniciativa do deputado Renato Cinco, “reconhece como de interesse Cultural e Social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes”. E desde então, a feira se tornou um evento oficial do município do Rio de Janeiro.