No RS, seminário discute os rumos da educação

No debate foram discutidos o atual cenário político e econômico e os impactos nos processos de desenvolvimento da educação

 

Por Antonio Kanova
Da Página do MST

 

Na última sexta-feira (18), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizada na região da campanha no Rio Grande do Sul, recebeu o Fórum Regional em Defesa da Educação.

A atividade contou com a presença de 350 pessoas entre representantes de movimentos sociais, quilombolas e indígenas, além de professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), gestores públicos e estudantes.

O seminário surgiu através da organização da Plenária de articulação e defesa da educação do campo – que em agosto deste ano -, reuniu movimentos sociais, universidades e professores que discutiram e propuseram ações em defesa da educação pública.

No debate foram discutidos o atual cenário político e econômico e os impactos nos processos de desenvolvimento da educação.

Vacínios Piccin, professor universitário e um dos debatedores, afirmou que: “se aprovada a proposta de emenda à Constituição (PEC) 55 que congela os astos públicos do país pelos próximos 20 anosA educação no campo e cidade será diretamente com fechamento de escolas, além da precarização dos profissionais que deixarão de ter investimentos públicos nas áreas de capacitação”.

A plenária somou-se as inúmeras ações de resistência que vêm acontecendo pelo Brasil contra a PEC 55 do governo golpista de Michel Temer.

A atividade também contou com um ato na praça central no munícipio. Na ocasião foi lançada a campanha ‘Educação é Direito e Não Mercadoria’.

A ideia é criar um dialogo com a sociedade sobre os impactos da MP (Medida Provisória) da reforma do ensino médio e da PEC 55.