“A alimentação é um elemento central para integração do campo e cidade”, afirma dirigente

Para Marco Baratto, da direção nacional do MST, é preciso criar espaços, como a Feira, que aproximem os trabalhadores rurais e urbanos, e que coloquem a reflexão sobre a alimentação e uma nova matriz produtiva

 

503_1280x853_855141073_900x600.jpg
Marco Baratto na abertura do 1º Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária. Foto: Mídia Ninja

Por Roberta Quintino
Da Página do MST

Para uma alimentação saudável na mesa da população brasileira é fundamental que elementos como a Reforma Agrária, a soberania alimentar e a agroecologia sejam colocados em pauta e discutidos pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, é o que afirma Marco Antônio Baratto, da direção nacional do MST/DF. 

Acompanhe a cobertura do evento

Com a realização do 1º Circuito de Feiras e Mostras Culturais da Reforma Agrária do Distrito Federal e Entorno, que teve início na sexta-feira (9), em Planaltina, Baratto destaca que o evento vem para materializar a reforma agrária popular que o MST defende.  

“A Feira apresenta uma resposta política à conjuntura de retrocessos e ataques que vivemos. É um ato político de resistência contra setores estratégicos que a burguesia domina, como o agronegócio. Além disso, o circuito apresenta uma alternativa à alimentação, produzida por meio da agroecologia e livre de veneno”, aponta o dirigente. 

803701999_149481_11814942082530916417.jpg
Alguns dos produtos comercializados na Feira do MST no DF.
Foto: Mídia Ninja

Baratto comenta ainda que dentro do agronegócio não cabe outra linha que não seja o latifúndio, a mecanização pesada e o veneno. 

“Para enfrentar esses elementos, a agricultura familiar e agroecológica apresentam outra forma de organização e produção que possibilita se relacionar com a terra e com os mercados locais.” Atualmente o grande mercado da agricultura é controlado por cerca de cinco multinacionais estrangeiras. “É possível fazer um enfrentamento central ao agronegócio. Nosso entendimento é que essas duas matrizes não convivem, ou é agroecologia, com base na reforma agrária ou é o agronegócio, que enfrentamos cotidianamente”, afirma Marco. 

Campo e cidade

O debate da soberania alimentar não se restringe apenas ao campo. Nesse sentido, o Circuito de Feiras e Mostras se coloca como um importante instrumento de unidade entre campo e cidade.
De acordo com Marco Baratto, é essencial a discussão sobre a comida, o agrotóxico e a democratização do acesso a terra. 

“Criar espaços que aproximem os trabalhadores rurais e urbanos, como a Feira, viabiliza a reflexão sobre o que comemos e de onde vem a alimentação, além de compreender que é possível potencializar uma nova matriz de produção que relacione com a terra e a vida. Logo, a alimentação é um elemento central para integração do campo e cidade”, conclui. 

 

803712359_149174_7120916527099035402.jpg
Sem Terra expondo produtos em estande da Feira. Foto: Mídia Ninja

*Editado por Iris Pacheco